Topo

Fernando Guerreiro

Com o treino certo, ainda dá tempo de definir o abdome para o carnaval

Fernando Guerreiro

06/01/2018 04h02

treino para definir o abdome

Crédito: iStock

Nesta época, é normal sentir o peso das festas de final de ano, tanto pela quantidade de comida que ingerimos quanto pela falta de exercícios e descanso. Se você seguiu as dicas dos últimos posts, não deve ter sofrido muito nessa volta à rotina, não é mesmo?

Agora, o momento é de retomar o foco. Estamos a pouco mais de um mês do carnaval, época de viagens, em que muita gente quer estar em boa forma para aproveitar a festa. O tempo até lá é curto, mas ainda dá para perder uns quilinhos ali, ganhar massa muscular aqui e ficar com o corpo que você deseja.

Algumas estratégias podem ajudar quem já faz musculação e busca definir o corpo. Uma delas é investir em treinos com descanso ativo, também conhecidos como bi-set. Além de manter o metabolismo acelerado e proporcionar grande queima calórica, esse tipo de treinamento estimula o ganho de massa muscular. Há outra vantagem: a atividade física fica mais dinâmica, pois você não faz tantas pausas para descansar, e o tempo na academia rende bastante.

Como fazer?

Entre as séries de um exercício, em vez de dar uma pausa, você deve realizar outro movimento, para que a frequência cardíaca se mantenha acelerada durante todo o treino (e o gasto calórico aumente). O mais indicado é alternar exercícios de força (agachamento, supino, remadas) com atividades cardiovasculares (esteira, elíptico, pular corda, bike etc.) ou exercícios isométricos (em que você fica estático, como a prancha).

Exemplo: após executar uma série de agachamento, durante o descanso, você pode fazer prancha, aproveitando para tonificar e fortalecer seu abdome. Se o intervalo do agachamento for de 1 minuto, passe todo esse tempo ativando a outra musculatura.

É preferível que os principais grupos musculares trabalhados no primeiro exercício sejam diferentes do segundo, para que não haja uma fadiga excessiva. O treino de pernas, por exemplo, você pode intercalar com exercícios para membros superiores, abdome ou alguma atividade cardiovascular.

Invista na alta intensidade

Outra dica legal, seguindo esse padrão de treinos para manter os batimentos cardíacos acelerados, é investir em treinos aeróbicos curtos e intensos. Principalmente quando combinados com exercícios abdominais, eles são ótimos para queimar a gordura da barriga e ajudar a definir a região.

Um exemplo desse tipo de treino: corra 1 minuto em ritmo forte e depois realize uma série de abdominal (o que você sente que faz mais efeito).

Lembre-se que para chegar ao carnaval com "shape do verão" você não pode deixar de ter uma alimentação adequada, seguindo as orientações de um profissional da área.

Temos tempo, temos foco e teremos o shape que quisermos.

Ótimo 2018, e vamos nessa!

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.