Topo

Regina Navarro Lins

Parece mentira, mas a homossexualidade ainda provoca preconceito e ódio

Regina Navarro Lins

10/03/2018 12h42

O jornalista William De Lucca | Créditos: Reprodução/Twitter

O jornalista William de Lucca, que é gay, defende o fim da homofobia nos estádios de futebol. Ele diz que não é só a torcida do seu time, o Palmeiras, que é homofóbica; outras torcidas no Brasil e no mundo também são.

"Esses gritos contra outros jogadores, contra o goleiro no tiro de meta, contra outros torcedores… Há uma ideia de achar que no estádio essa atitude é aceitável, como foi com o machismo, o racismo e agora com a homofobia, mas não é", afirmou ele.

William se sentiu ofendido com as manifestações de torcedores do Palmeiras durante o jogo contra o São Paulo e resolveu postar sobre isso no Twitter. Houve ofensas e ameaças, mas ele também recebeu mensagens de apoio dos torcedores do Palmeiras e de outros times.

Parece mentira, mas a homossexualidade ainda provoca preconceito e ódio. Além dos insultos habituais, os ataques físicos são comuns. A homofobia deriva de um tipo de pensamento que equipara diferença à inferioridade.

E quem são os homofóbicos? Alguns estudos indicam que são pessoas conservadoras, rígidas, com baixo nível de inteligência. Por mais que se denuncie o absurdo que o ódio e a frequente agressão aos gays representam, a homofobia não deixará de existir num passe de mágica.

É fundamental que mais pessoas denunciem qualquer tipo de ataque homofóbico. Só assim, mais pessoas podem tomar consciência desse absurdo. Há algo que me surpreende: será que já não passou da hora de se perceber que a homossexualidade é tão normal quanto a heterossexualidade?

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro