Sempre na luta

Duda Nagle mostra o treino de muay thai e escada que faz para ter fôlego e manter o corpo forte

Maria Júlia Marques Do VivaBem, em São Paulo

"Fiz vários personagens chegados em luta, mas já gostava disso antes"

Duda era aquele menino que sempre estava gastando energia com atividade física, sabe? Cada hora aparecia uma nova paixão. "Pratiquei vários esportes", revela o ator. Quando começava uma modalidade, treinava sem parar, até ficar craque e não aguentar mais. Aí, largava e partia para outra. Mas tem uma coisa que Duda nunca enjoou: lutar. 

Seu currículo é campeão: fez judô quando era pequenininho, praticou jiu-jítsu, se arriscou na capoeira e aprendeu karatê. "Adoro a adrenalina e a ação desse tipo de esporte. E acabei levando isso para minha carreira, mesmo que por acaso", diz.

Ele começou a lutar na televisão --atuando, claro -- em 2009, quando interpretou Zeca, na novela Caminho das Índias. O personagem era um pitboy que vivia "comprando" briga na rua. Para mostrar intimidade com os golpes, o ator treinava em uma torre de pancadas: "Era tipo um joão-bobo de adulto". 

Dois anos depois entrou em sua vida o muay  thai, modalidade que Duda treina ao menos duas vezes por semana até hoje. Os socos no treino e na ficção despertaram o desejo de Duda participar de um combate "para valer". "Deve ser uma energia indescritível". Medo de terminar a luta machucado ele garante que não tem. "Inclusive, acredita que a foto que mais repercutiu no meu Instagram foi uma em que estou todo amassado e roxo no fim de uma gravação?"

"Treino todo dia e vario bastante: faço muay thai, corro, nado, malho..."

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

"Como bem e não costumo beber, meu ponto fraco é o chocolate"

"Meu amor por chocolate é tanto que, se eu vejo um bolo lindo, corto e não tem uma gotinha de chocolate lá, fico decepcionado", brinca Duda. Ele conta que não tinha muita disciplina na alimentação até a adolescência, quando notou que podia mudar algumas coisas na dieta. O ator encontrou um livro da mãe, a jornalista Leda Nagle, para criar hábitos mais saudáveis. Tirou cópia e decidiu seguir. ?Era uma dieta que dava porções e determinava trocas. Acabei magrelo!?

Atualmente, com 81 kg e 1,76 metros, ele diz tentar fazer boas escolhas. Leva lanchinhos para todo lugar, toma suplementos e, para driblar a vontade de chocolate, come nibs de cacau. "Engordei quando comecei a namorar a Sabrina (Sato). Então, parti para a dieta. Como pouco carboidrato e capricho na carne. Adoro tomar água com limão exprimido e café com óleo de coco", explica o ator.
 
Apesar de ter ganhado peso quando começou o relacionamento com a atual noiva, Duda garante que Sabrina o ajuda muito a manter a linha no treino e na dieta. "Inclusive, a gente se dá tão bem por ter esse perfil fitness. Às vezes estou com preguiça e me animo pois ela vai malhar junto. Fora que a Sabrina está sempre com personal, aí, filo umas aulas boas?, brinca. 

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

Acompanhe o passo a passo do treino de muay thai feito por Duda Nagle

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

1 - Sobe a escadaria de 2 em 2 degraus e desce normalmente, para aquecer

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

2 - Dá diferentes tipos de socos: jabs, cruzados, ganchos, até cansar

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

3 - Sobe a escadaria de um em um degrau, em ritmo moderado

Gosto de ter saúde, de ser forte, me orgulho de nunca ter faltado a uma gravação por estar doente.

Duda Nagle

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

4 - Executa uma sequência de cotoveladas, socos e chutes até cansar

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

5 - Descanso ativo: sobe e desce a escadaria caminhando

Meu irmão já morou na Tailândia e disputou umas duas lutas por lá. Quem sabe ele não me ajuda e eu acabo competindo mesmo?

Duda Nagle

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

6 - Executa uma sequência de golpes e movimentos de defesa até cansar

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

7 - Sobe a escada duas vezes: uma dando um tiro e outra em ritmo devagar

Carine Wallauer/UOL Carine Wallauer/UOL

Repete todas as etapas até completar de 40 minutos a 1 hora de treinamento

Curtiu? Compartilhe.

Topo