Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

Você já se questionou sobre o seu propósito e o que veio fazer no mundo?

Sri Prem Baba

06/10/2017 04h10

Crédito: iStock.

Encontrar uma resposta para perguntas como "Qual é o meu propósito?" ou "Para que Nasci?" se torna vital em algum momento da nossa jornada. Essas são questões que angustiam muita gente, pois a inconsciência a respeito do que viemos fazer no mundo gera sintomas extremamente desagradáveis, como um terrível sentimento de desencaixe ou uma angústia profunda.

Propósito é o que nossa alma foi programada a fazer nessa vida; é a maneira particular como o amor se expressa através de cada um, por meio dos seus dons e talentos. Da mesma forma que o alinhamento com o propósito realiza o indivíduo, também contribui para o projeto evolutivo do planeta. Quando ele é colocado em movimento, a alma se sente pertencendo. A pessoa encontra alegria ao acordar de manhã porque vê um sentido na vida.

É importante compreender que existem diversos grupos de alma que vibram em diferentes níveis de consciência, e assim, têm diferentes expressões de propósito. Um eucalipto nasceu para ser um eucalipto, enquanto uma palmeira nasceu para ser uma palmeira. Um não é melhor que o outro. Os problemas surgem quando você não sabe que é um eucalipto e quer ser uma palmeira.

Com isso estou querendo dizer que existem almas que vieram para realizar o propósito cozinhando, comunicando, contribuindo com a ciência ou limpando o chão para receber os buscadores espirituais dentro de um local sagrado. O importante é não se perder em fantasias ou comparações para poder expressar sua verdade.

Na medida em que avança em consciência, seu propósito vai se transformando  e encontrando novas direções para se manifestar.

O que pode contribuir para o acesso ao seu propósito é o silêncio interior. Quando você pode aquietar as vozes dos "eus" que te habitam, do seu ego, e ficam querendo que você vá para diferentes lugares, com o objetivo de agradar à família, à sociedade, à religião. São essas vozes que precisam silenciar para que você possa ouvir seu coração.

Quem mais estimula essas vozes são o medo e o ódio. Portanto, enquanto você carregar raiva do outro (pais, irmãos, parceiros…) o propósito da sua alma não poderá se revelar. Seja ele qual for, sempre contribuirá com o despertar da consciência e estará a serviço de fazer o outro feliz. E se você não quer que o outro seja feliz é por que seu sistema está envenenado de raiva. E, desta maneira,  então não poderá se conectar com sua essência.

Da mesma forma que o ódio te segura nesse processo, o medo da escassez também o faz. Dessa forma, preso por um sistema de crenças, você acredita que precisa acumular bens para pertencer e ser amado. Então, você dedica toda sua energia para garantir que nada vai te faltar, resolvendo os problemas de fora para dentro.

Na medida em que vai limpando esses aspectos, do ódio e do medo da escassez, vai também se afinando com a prosperidade, abundância e confiança, que por sua vez, são desdobramentos da manifestação do seu propósito interno no mundo.

Nesse caminho, em algum momento, você poderá se valer da oração. Pergunte para a Existência: "Onde quer que eu esteja? O que quer de mim?". E, quando fizer esse pedido, tenha a humildade de aceitar o comando, porque talvez não seja exatamente o que você imaginou…

De qualquer forma, a consciência do propósito vem com a maturidade. E o propósito da alma humana é sempre amar, assim como o propósito do sol é iluminar e o da água é saciar a sede. Amar através dos seus dons e talentos, de um jeito que só você pode fazer. Torço para que a consciência do seu propósito se revele. Que a razão do seu nascimento se revele.

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba