Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

Natureza Particular

Dicas simples para você fazer da sua casa um espaço que te coloque mais perto da natureza

oferecido por Selo Publieditorial

Dar aquela escapadinha para o meio do mato, garantir a recarga das energias e voltar para casa completamente relaxado é uma vontade quase que unânime. Há estudos que comprovam que nós, como espécie, temos essa necessidade de estarmos próximos à natureza, para assim nos sentirmos, ao mesmo tempo, relaxados e estimulados.

Arbo Reserva, a nova fragrância de O Boticário, nasceu da necessidade dessa conexão com a natureza, para nos sentirmos revigorados e encontrarmos inspiração para a vida. Com uma mistura de madeiras frescas, que leva Cedro, Vetiver, Patchouly, aos aroma das folhas úmidas de orvalho, a fragrância garante a sensação deliciosa de estar numa floresta.

Mas se isso nem sempre é possível, não tem problema! Com atitudes simples e alguns detalhes diferentes na sua casa, fica fácil criar um ambiente agradável para a sua mente e seu corpo, aquele mesmo para o qual você corre quando quer se sentir um pouco mais conectado com a natureza.

Luz do sol

Por mais que aquela cortina que transforma tudo em um breu seja ótima para dormir, não ajuda a criar um ambiente agradável em casa. Que tal priorizar tecidos de fibras naturais, que deixam a luz entrar de maneira mais difusa, iluminando de um jeito agradável, ou até persianas, que você pode escolher de tecido, tela ou madeira, por exemplo? Experimente algodão cru e linho!

Água corrente

O barulho da rua pode ser um dos principais fatores que impossibilitam sua casa de ser um refúgio de tranquilidade. Por isso, investir em uma fonte de água corrente, mesmo pequena, pode operar grandes melhorias no seu dia a dia. Ajuda a abafar os sons, além de umidificar o ar. Fora que ouvir o som da água correndo tem algo que nos coloca mais em contato com a gente mesmo e facilita o relaxamento.

Banho extra-relaxante

Nada como um banho no fim de um dia cansativo, certo? E se esse banho pudesse aliviar ainda mais suas tensões? É bem simples e nem precisa de banheira pra isso. Amarre próximo ao chuveiro um ramo de eucaliptos frescos e veja a mágica acontecer. Graças ao vapor quente a planta exala um aroma natural que, além de ser fresco e natural, ajuda no relaxamento, é um excelente purificador de ar e descongestionante!

Cheiro bom

Adobestock

Deixar sua casa com cheiro de natureza de verdade é, além de muito agradável, realmente benéfico para seu corpo, sua mente e sua saúde. Afinal, a aromaterapia se baseia justamente nos efeitos que cada aroma tem sobre nosso corpo.

Há diversas maneiras de fazer isso, sendo a mais tradicional a de queimar velas e óleos essenciais com seu cheirinho de preferência.

Outra forma é usar um umidificador de ambientes com aromas, um aparelho que não só melhora a umidade do ar, como perfuma o ambiente. Já pensou dormir com qualquer uma dessas delícias por perto?

Outro jeito de utilizar os aromas naturais em seu benefício é pingar algumas gotinhas de óleo essencial nas mãos, esfregar delicadamente uma na outra e depois aspirar por alguns segundos aquele aroma, enquanto se concentra no cheiro e na sensação do óleo na sua pele. Você vai se sentir Imediatamente mais revigorado, acredite.

Para facilitar, eis uma lista de aromas bons de se ter em casa:

  • Lavanda

    um dos mais utilizados, ajuda no combate ao estresse do dia a dia, diminui a ansiedade e eleva o humor. Ajuda muito também para quem sofre com insônia! Inclusive, vale colocar algumas gotas no travesseiro quando for deitar.

  • Eucalipto

    Como dito logo acima, seu aroma é excelente para a respiração, além de fortalecer a imunidade e purificar o ar.

  • Camomila

    Todo mundo já tomou seu chá para ficar mais calmo. Pois seu aroma tem os mesmissimos benefícios, além de ajudar a prevenir enxaqueca e melhorar sua noite de sono.

  • Hortelã

    Ótimo estimulante para a mente - ou seja, tenha-o por perto sempre que precisar pensar, ser bastante produtivo e focar - mas sem neura, bem tranquilo!

  • Canela

    Já se você estiver querendo acessar a sua criatividade, o óleo de canela é seu aliado. Também é ótimo para aumentar a energia vital e elevar o astral dos ambientes.

  • Alecrim

    Muitos conhecem suas propriedades em massagens que estimulam a circulação. Tem mais: ele garante que o corpo fique menos estressado, além de melhorar dores de cabeça e facilitar que você se concentre.

Reutilize

Trazer, literalmente, parte da natureza para dentro de casa é bom também para o meio ambiente. Que tal buscar madeiras de demolição, sobras de obras e descartes de móveis e outros materiais - como troncos! - para usar na decoração de casa?

Outra opção, mais barata e acessível, é usar pallets oriundos de feiras livres e outros comércios para criar os móveis da sua casa. Além de deixar sua casa mais aconchegante graças aos materiais naturais, você também está tendo uma atitude sustentável! O planeta agradece, e muito!

Selva particular

Adobestock

Claro que não poderia faltar: elas, as plantas.

Nada te coloca tão em contato com a natureza, cria um ambiente aconchegante, purifica o ar e melhora o astral da sua casa quanto ter várias verdinhas espalhadas pela casa. Não é à toa que cada vez mais pessoas têm se rendido ao fazer amador da jardinagem.

Elas são incríveis, mas é preciso dedicação e carinho para tê-las em casa.

A dica é começar aos poucos suculentas, por exemplo - e ir dia após dia construindo seu retiro selvagem em casa. Assim você não se frustra e também não mata nenhuma planta!

A lista abaixo contém plantas fáceis de cuidar e que se adaptam a diferentes situações! Lembre-se de sempre pesquisar antes de levar pra casa, principalmente se você tem bichinhos ou crianças em casa - algumas podem ser tóxicas.

  • Jiboia

    Pouca luz e rega duas vezes na semana! A jiboia prospera mesmo em mãos menos cuidadosas, e é uma ótima porta de entrada para a jardinagem!

  • Samambaia

    Ela gosta de bastante umidade e meia sombra, além de preferir ficar em locais altos ou suspensa. Só mantenha-a longe de vento, que queima suas folhas mais jovens.

  • Espada de São Jorge

    Além de bonita, protege a casa de energias negativas, e é bem simples de cuidar: não precisa de quase nada de água e sobrevive à meia sombra.

  • Aglaonema

    O nome é complexo, mas ela é fácil fácil! Cresce na sombra, com pouca água, e só não gosta de ambientes extra-secos, com muito ar-condicionado, por exemplo.

  • Zamioculcas

    O único cuidado aqui é não regar demais - duas vezes na semana, no máximo! Elas crescem bem na sombra e não precisam de poda.

  • Lírio da Paz

    Não deixe o coitado sem água! Fora isso, cuidar de um lírio da paz é simples. Gosta de espaços quentes e úmidos e o sol direto queima suas folhas - por isso prefira tê-lo dentro de casa.

  • Camedórea-elegante

    Também não gosta nada de sol direto, vento ou ar-condicionado. Prefere a terra úmida, e vai muito bem em ambientes com luz difusa.

  • Pacová

    Super resistente e com bonitas folhas verdes escuras, é simples de manter sempre vistoso. Não precisa de muita luminosidade e gosta de regas apenas uma vez na semana.

  • Aspidistra

    Sobrevive com pouca luz e regas irregulares, e é bem resistente ao calor, ao frio e às secas. Bem difícil de morrer!

  • Clorofito

    Vive muito bem em ambientes fechados, e tolera até o ar seco do ar-condicionado, além de sobreviver bem sem água - o que o torna ótimo para quem ainda não tem o hábito da jardinagem!

Topo