Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Eu sempre defendi a cúrcuma... E estudos mostram que eu tinha razão

Divulgação
Imagem: Divulgação

Amarelinha, saborosa e muito bonita, a cúrcuma sempre esteve presente na minha vida. Também conhecida como açafrão da terra, a Curcuma longa (seu nome científico) tem uma substância importante para a nossa saúde, a chamada curcumina. Desde os anos 70 a curcumina vem sendo estudada pela ciência moderna, por causa das suas ações anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais e antioxidantes.

Estudos têm mostrado a eficácia da curcumina na prevenção de doenças como câncer, depressão e Alzheimer, e no tratamento de doenças como a Aids, artrite, gengivite e muitas outras (1). Ou seja, é um grande presente do reino vegetal para a nossa saúde, principalmente quando conseguimos viver em harmonia com a natureza.

Leia também:

Descobri o tempero na alimentação quando comecei a estudar culinária aos 18 anos e entendi que a base dourada do curry indiano era a cúrcuma, que deixava a comida bem saborosa e amarela (assim como os meus dedos, por dias a fio). Os indianos conhecem e utilizam a cúrcuma há mais de 5.000 anos, na medicina, na culinária e até na indústria têxtil, já que ela também serve no tingimento de roupas. 

Eu, que só sabia do seu emprego na culinária, fui apresentada às cápsulas de cúrcuma em pó pelo meu médico ayurvédico. Comecei a consumi-las junto com uma dieta também indicada por ele, com o objetivo de desintoxicar o organismo.

Os efeitos foram incríveis: bom humor, bem-estar, energia e saúde pura. Pontos para a minha disciplina e para a cúrcuma!

Cúrcuma - Getty Images - Getty Images
Cúrcuma em pó e em cápsulas
Imagem: Getty Images
Ao longo dos anos, a presença da cúrcuma só aumentava na minha vida e na da minha família. Eu adorava fazer curries vegetarianos, vitaminas douradas, panquecas amarelas, e todos em casa degustavam com prazer e alegria. Mas não era só na comida que a cúrcuma me ajudava.

Ela já cicatrizou muitos cortes e feridas consequentes dos pequenos acidentes que tive na cozinha, pois sua ação anti-inflamatoria, antibactericia e cicatrizante deixava o machucado novinho em folha. Fui descobrindo mais e mais poderes dela através dos estudos científicos que não paravam de sair.

A cúrcuma começou a ser vista com bons olhos por muitos, médicos, cientistas, pacientes, culinaristas e consumidores em geral. Em um dado momento, me deparei com um estudo que mostrava o beneficio da cúrcuma para a saúde bucal, especialmente para o combate a gengivite (2).

Pedi ao meu marido, que já sofreu com gengivite, que experimentasse a escovação com cúrcuma e ele não hesitou. A melhora da gengivite foi super rápida e passei a adotar a escovação dos dentes com cúrcuma para mim também.

A cúrcuma está na minha varanda, na minha cozinha, no meu banheiro e nas minhas peças de roupas (inclusive, no tingimento da minha próxima coleção de roupa). Versatilidade, ela tem, e personalidade também. Por onde passa, ela deixa sua marca bem amarelinha, menos nos meus dentes. Mas já na escova...

Referências:

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26404185
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4316326/
  3. Aggarwal, B.B., Sundaram, C., Malani, N., Ichikawa, H., 2007. Curcumin: the Indian solid gold. Adv. Exp. Med. Biol. 595, 1-75.