Topo

Coluna

Adriana Miranda


Adriana Miranda

Como manter a pele firme e jovem ao longo dos anos

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Adriana Miranda

Aos 62 anos, ela é palestrante e entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Procuradora aposentada do estado de São Paulo, está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Colunista do UOL VivaBem

2019-02-13T04:00:00

13/02/2019 04h00

O colágeno é uma proteína cuja principal função é sustentar a pele, além de unhas, ossos, cartilagens e ligamentos. Como se tudo isso já não bastasse, o colágeno também auxilia no bom funcionamento do intestino, porque ele tem um aminoácido, a glicina, que melhora as células intestinais.

Ele representa cerca de 30% das proteínas totais do nosso corpo.

O processo de envelhecimento diminui a produção interna desta substância, o que resulta na perda de elasticidade da pele, aparecimento de rugas e diminuição da espessura do cabelo. Além da parte estética, a deficiência do composto afeta ainda as articulações e os ossos.

A partir dos 25 anos, a perda de colágeno é de, aproximadamente, 1% ao ano; aos 50, a produção passa a corresponder apenas a 35% do total necessário.

Mulheres que já estão na menopausa sofrem ainda mais com essa falta de colágeno, já que há uma redução das células responsáveis pela fabricação da substância.

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Depois de todas essas informações, você deve estar pensando em uma maneira de garantir ao organismo esse composto, certo? Isso pode ser feito por meio da alimentação, com o consumo de proteínas animais como carne, frango e peixe --ou pelo suplemento em cápsulas ou saches. Também é importante consumir vitamina C, nutriente que participa da produção do colágeno pelo próprio corpo e está presente na laranja, na acerola, no morango...

A questão do suplemento é polêmica, eu sei. Alguns especialistas dizem que consumir colágeno não garante a melhora da pele, já que a substância será digerida e os aminoácidos podem ser usados pelo organismo para qualquer função que o corpo necessite.

No entanto, também há especialistas que defendem que a ingestão de suplementos de colágeno pode contribuir para a melhora da elasticidade da pele e redução de rugas. Enfim, eu tomo colágeno hidrolisado há muito tempo e acredito que me ajuda muito a manter a pele firme e jovem até hoje!

Consulte seu nutricionista para saber mais sobre a reposição do colágeno!

*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 62 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL