Topo

Adriana Miranda

Carboidrato, vilão ou mocinho? O segredo para perder peso é moderação

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL VivaBem

30/01/2019 04h00

Existem muitas dúvidas em relação à ingestão de carboidratos. Algumas pessoas parecem ter um certo pânico de comer, mas afinal, é preciso tirar esses alimentos da dieta para perder peso?

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo, especialmente, para o nosso cérebro. Sem a presença deles, o nosso organismo precisa retirar energia de outras fontes para não entrar em falência, processo que pode ser muito estressante. Além de ser a principal fonte de energia, os carboidratos possuem um papel importante no ganho de massa muscular.
 
Você já deve saber que, depois dos 40 anos, o organismo tem uma importante perda de massa muscular e uma dieta sem carboidratos vai contribuir com esse processo. Portanto, a quantidade e horários de carboidrato que você deve comer vai depender muito do seu objetivo, idade e tipo de atividade física que você pratica.
 
Mas cuidado porque o excesso de carboidrato pode resultar em um acúmulo de gordura, sim! Alguns tipos de carboidratos são melhores para a saúde. Os carboidratos de menor índice glicêmico, por exemplo, possuem mais fibras em sua composição. Eles podem ser encontrados na batata-doce, mandioca, mandioquinha, abóbora, cereais e grãos. No entanto, é preciso atenção! Evite comer em grande quantidade, pois toda a energia consumida que não é gasta é estocada pelo nosso corpo como gordura.

A quantidade ideal depende das necessidades e dos exercícios físicos realizados por cada um. Se você corre uma maratona, por exemplo, precisará de mais carboidratos do que uma pessoa que faz pilates.

O maior problema da alimentação, hoje em dia, é o exagero no consumo de carboidratos refinados como massas, pães, biscoitos, bolachas, salgadinhos, entre outros. Esses refinados devem sim ser evitados. Lógico, comer esses alimentos, de vez em quando, não tem problema nenhum.

Dessa maneira, uma redução no consumo de carboidratos refinados e um equilíbrio nos carboidratos complexos podem fazer bem para a saúde e para a perda de peso. O ideal é que isso seja feito de forma orientada, respeitando a sua individualidade. Às vezes, a sua amiga precisa fazer uma restrição maior do que você, por exemplo! Outro ponto importante é não só reduzir, mas equilibrar a alimentação com a introdução de gorduras que darão a você uma maior sensação de saciedade. Elas podem ser encontradas em alimentos como abacates, ovos, castanhas e azeites. 

O que não deve ser feito é simplesmente aumentar sem orientação o consumo de proteína para compensar outros alimentos, o que pode ser muito prejudicial e tóxico para o organismo. A exclusão total de qualquer grupo de alimento pode ser traiçoeira, pois dificilmente você aguentará ficar assim pelo resto da vida e, na hora de voltar, pode ser gerada uma compulsão e todo o peso perdido será recuperado.

Dentro desse tema existem várias dietas e estratégias nutricionais como low carb, cetogênica, paleo, etc. O importante é sempre o equilíbrio, escolher o melhor plano nutricional para você, sem rótulos ou paranoia. É preciso entender como o seu organismo funciona melhor, com mais carbo ou menos carbo!

A maneira como você se sente, sua disposição, fome e saciedade são fundamentais. Não procure soluções imediatas, procure mudar o seu estilo de vida e sua relação com a comida para que eles continuem com você para sempre!

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube