Topo

Adriana Miranda

Benefícios que a leitura traz para o cérebro e para a vida

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL VivaBem

16/01/2019 04h00

A leitura é um hábito maravilhoso, não acham? Ela nos permite viajar e conhecer lugares e pessoas incríveis sem sair de casa, nos ajuda a compreender o mundo e a nós mesmos, constrói sonhos e nos motiva a realizá-los! Mas os benefícios da leitura não param por aí. Você sabia que ela literalmente exercita nossa mente, ativando sinapses no cérebro, estimulando a memória e desenvolvendo o raciocínio?

Um estudo recente utilizou ressonância magnética funcional para compreender os mecanismos fisiológicos envolvidos no ato de ler, e mostrou que, mesmo numa leitura relaxada, diversas áreas do cérebro são ativadas, e assim permanecem mesmo depois de vários dias.

As sinapses são o meio de interação dos neurônios, responsáveis pela troca de informações entre eles. Quanto mais uma rede de neurônios é usada, mais fortes ficam as sinapses, facilitando o acesso às informações ali presentes. E é exatamente esse processo que é estimulado pela leitura.

De acordo com os neurologistas responsáveis pelo experimento, ler livros de qualquer gênero produz esse resultado, e não há horários específicos para que isso aconteça. Ou seja, não importa se você prefere ler pela manhã, durante ou após o café; à tarde, durante uma pausa nas atividades do dia; ou mesmo se for uma pessoa noturna, daquelas que produzem melhor madrugada adentro: desde que a leitura seja estimulante e prazerosa, os benefícios são os mesmos!

Além disso, podemos listar os benefícios mais "clássicos" da leitura, conforme aprendemos com nossas mães e professores: é um hábito que nos ensina novas palavras, afia o pensamento crítico e melhora nossa capacidade de comunicação verbal e escrita. Ou seja, dá aquela vantagem extra para escrever uma redação de vestibular, um relatório para o chefe ou uma apresentação invejável para os colegas.

Ler em meio às distrações modernas

Atualmente, vivemos mergulhados nos meios modernos de comunicação, com as notificações constantes de tantos aplicativos dificultando a concentração prolongada em qualquer tarefa.

Por isso, mesmo quem já tem o hábito da leitura há anos pode estar encontrando dificuldades para mantê-lo nos dias de hoje. Porém, se ler é um exercício, ainda que mental, devemos tratá-lo como tal. E qual é o segredo para dominar qualquer exercício? Praticá-lo! Portanto, escolha um livro do seu agrado. Uma dica é ler a primeira página, caso aí seu interesse já seja despertado, as chances são boas de que você vai considerar essa leitura estimulante.

A partir do momento da escolha, busque levá-lo sempre consigo, na bolsa ou mochila. Está esperando alguém? Resista ao instinto de pegar o celular e leia o seu livro. Foi parar numa fila? Leia o livro. Aqueles quinze minutinhos de descanso após o almoço? Leia! Em suma, faça com que a leitura se torne uma parte essencial de você! Você só tem a ganhar!

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: até dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube