menu

Topo

Coluna

Adriana Miranda


Adriana Miranda

Dormir bem é essencial para ter resultado no treino e corpo que você sonha

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Adriana Miranda

Aos 62 anos, ela é palestrante e entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Procuradora aposentada do estado de São Paulo, está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.

Colunista do UOL VivaBem

2018-11-21T04:00:00

21/11/2018 04h00

Na busca por hábitos mais saudáveis, uma coisa que aprendi é que dormir bem é fundamental para a manutenção da saúde física e mental e cumpre um papel fundamental nos resultados do treino.

Muitas vezes, a pessoa se mata de praticar uma atividade física e não consegue ver resultados. Noites mal dormidas podem ser a causa. Já pensou nisso? Sua cama tem que ser sua segunda academia para você ter o corpo que tanto sonha.

Tanto quanto a alimentação, o sono é importante para se alcançar bons resultados nos treinos. E isso não diz respeito apenas à quantidade de horas que você dorme, mas à qualidade das horas dormidas.

VEJA TAMBÉM

Arquivo pessoal
"Dormir mal prejudica o raciocínio e até a execução dos movimentos no treino, o que aumenta risco de lesões" Imagem: Arquivo pessoal
Pode ser que você não sinta os efeitos negativos de um dia para o outro, mas, aos poucos eles se acumulam e podem provocar uma queda no seu desempenho. Além disso, dormir mal pode interferir diretamente na velocidade de raciocínio durante a prática esportiva, fazendo com que você cometa erros de execução, o que aumenta o risco de lesões e de overtraining. Outros efeitos indesejados da falta de sono são a irritabilidade e dificuldade de concentração.

Hoje, trago algumas táticas que uso para ter boas noites de sono:

- Procuro ter de sete a nove horas de sono por dia e ir para a cama somente no momento de dormir;

- Evito deixar a TV ligada durante a noite e desligo os aparelhos que emitem luz, como o notebook e o celular, pois eles dificultam a tarefa de dormir.

- Observo a temperatura do quarto. Se o ambiente estiver muito frio ou muito quente, fica complicado dormir bem.

- O silêncio é fundamental para obter uma noite tranquila. Qualquer barulho deixa o organismo em estado de alerta, impedindo que chegue ao sono profundo, indispensável para a reparação.

- Procuro não me deitar com a mente cheia de preocupações, pensando no que vou ter que fazer no dia seguinte. Eu costumo colocar tudo no papel, para tirar da cabeça, e assim impedir que a ansiedade me acorde no meio da noite!

- Não ingerir nada com cafeína pelo menos seis horas antes de dormir é outro cuidado importante, bem como não ir dormir logo em seguida do jantar. Falando nisso, procure não consumir alimentos muitos gordurosos à noite.

- Por fim, procuro dormir e acordar sempre nos mesmos horários e não ir para cama muito acelerado!

Lembre-se sempre que dormir bem é essencial para o nosso bem-estar e, principalmente, para alcançarmos os resultados desejados com a prática de atividade física.

Bons sonhos! Acompanhe minha rotina de treino e alimentação em meu Instagram: @adrianammiranda

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube  

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL