Topo

Adriana Miranda

Faz dieta e não emagrece? Veja erros que atrapalham seu resultado

Adriana Miranda diz que precisa ter muita disciplina e determinação para não sair da dieta e manter a boa forma aos 62 anos  - Arquivo pessoal
Adriana Miranda diz que precisa ter muita disciplina e determinação para não sair da dieta e manter a boa forma aos 62 anos Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL VivaBem

24/10/2018 04h00

Muita gente reclama que faz dieta e não consegue emagrecer! Começa e, mesmo depois de algum tempo, os ponteiros da balança não mudam de lugar! O que será que acontece de verdade? Metabolismo lento? Problemas da tireoide? Menopausa? O que você costuma dizer a si mesma para justificar o insucesso da sua dieta?

É muito provável que algumas atitudes podem estar atrapalhando seu resultado. Veja algumas delas e como evitar erros. 

Sua dieta é muito restritiva

Um dos piores erros que se pode cometer para perder peso é fazer dietas radicais! Cortar todos carboidratos, comer só proteínas, nem chegar perto de doces? As dietas restritivas não funcionam em longo prazo. Quase ninguém consegue, por mais força de vontade que tenha, manter-se firme por muito tempo, sem ter prazer à mesa. A pessoa até perder muitos quilos no início, mas depois de um tempo volta à rotina e engorda! A sensação de privação está entre os piores sabotadores da dieta e impede seu sucesso. 

VEJA TAMBÉM

Você passa muitas horas sem comer

Permanecer muito tempo sem se alimentar não é garantia de quilos a menos. Para algumas pessoas, pode até gerar efeito contrário e fazer o ponteiro da balança subir. Ao ficar muito tempo sem comer, você tende a comer mais na próxima refeição, como uma maneira de compensar.

Isso sem falar que o metabolismo passa a funcionar mais devagar, com o objetivo de se proteger da falta de energia que vem dos alimentos. Qual a consequência? Você vai queimar menos gordura do que deveria durante o dia!

Que fique claro que não estou falando aqui do jejum intermitente, que é um recurso muito usado hoje em dia como estratégia para emagrecimento.

Você come rápido demais

Adriana erros que atrapalham emagrecimento - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
"Cometer deslizes na dieta é comum. Só não podemos desistir após cair em tentação", diz Adriana
Imagem: Arquivo pessoal
Comer com pressa é também um erro. Isso porque você não tem noção da quantidade de alimento que está ingerindo, o que faz com que possa exagerar na dose. Comer devagar é determinante para não ingerir calorias desnecessárias. O cérebro pode levar até 20 minutos para entender que o organismo está saciado. 

Você exagera na bebida

O álcool pode prejudicar bastante sua dieta. Primeiramente porque ele age como um gatilho para atacar alimentos nada saudáveis, como frituras, salgadinhos etc. E, em segundo lugar, pois a bebida é extremamente calórica: cada 1 ml de álcool possui 7 calorias.

Você troca refeições por shakes

Isso não é uma boa tática para emagrecer pois ao trocar uma comida de verdade, sólida, por uma refeição líquida você perde o benefício da mastigação, importante para a saciedade. Além disso, alguns shakes são deficientes em nutrientes e não fornecem ao corpo todas as substâncias que ele precisa para funcionar bem.

Você para de fazer dieta no fim de semana

De nada adianta fazer dieta corretamente de segunda a sexta e no sábado e domingo "detonar" de comer. Isso pode comprometer todo seu esforço e sacrifício, pois é possível recuperar em um fim de semana o peso que você conseguiu perder, às duras penas, durante a semana!

É muito comum a gente ouvir: "Fiz dieta a semana inteira, malhei muito, vou comer porque eu mereço!". Grande engano! É claro que podemos ter uma refeição livre no final de semana. Mas, não dá para exagerar e enfiar o pé na jaca sempre. 

Como ter sucesso na dieta

Se você está com dificuldade de perder peso, pense se não está cometendo alguns desse erros. Eu procuro me policiar e manter uma alimentação equilibrada e saudável! Muitas vezes não é fácil, mas, não é impossível Com muita disciplina e determinação, qualquer um consegue.

Para que haja sucesso e os objetivos sejam alcançados é preciso ter foco. Disciplina é a chave do sucesso para qualquer objetivo. Em uma reeducação alimentar, envolvemos mudanças de hábitos, seja para incluir ou excluir alguma coisa. Cometer deslizes é comum, mas não podemos desistir no meio do caminho após "cair em tentação". Certo?

Foco no resultado, motivação e disciplina são fundamentais! Vamos lá! Acompanhe minha rotina de treino e alimentação em meu Instagram: @adrianammiranda

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube