Topo

VivaBem


VivaBem

Você está deprimido ou é só tristeza?

iStock
Imagem: iStock

Confundir tristeza com depressão é muito comum e não traz graves consequências. O problema é quando a pessoa acha que está triste e, na verdade, está deprimida. Nesse caso, além de gerar sofrimento, pode colocar a saúde em risco. O teste a seguir não tem a pretensão de dar nenhum diagnóstico, apenas levá-lo a refletir sobre seu atual estado de espírito. Responda "sim" ou "não" e confira as respostas:

  1. 112

    Existem motivos que justifiquem a tristeza que está sentindo, como a perda de uma pessoa querida, o fim do relacionamento ou a dispensa no trabalho?

  2. 212

    Você está triste há mais de duas semanas?

  3. 312

    É da sua natureza chorar por qualquer coisa e ter uma visão pessimista da vida?

  4. 412

    Por conta da sua tristeza ou desânimo você recusou convites para sair com os amigos ou notou queda de rendimento no trabalho?

  5. 512

    Você está insatisfeito com a sua vida, deixou de ter esperança ou não vê mais sentido em nada?

  6. 612

    Você se sente incapaz, inseguro ou ansioso frente às tarefas que antes considerava simples?

  7. 712

    Ler um livro, ouvir música, dar um passeio ou conversar com uma pessoa de sua confiança são suficientes para te deixar alegre de novo?

  8. 812

    Há casos de depressão na sua família?

  9. 912

    Você reparou se, depois que a tristeza se instalou, ficou mais doente do que o normal?

  10. 1012

    Notou se perdeu o prazer ou o interesse por coisas que antes você gostava muito?

  11. 1112

    Nos últimos dois meses, você apresentou episódios de insônia ou sonolência excessiva, perda ou ganho de peso, inquietação ou lentidão psicomotora?

  12. 1212

    Após o último acontecimento triste que marcou sua vida, você se sentiu culpado, inútil, fadigado ou com dificuldade de concentração, raciocínio ou memória?

  • Você provavelmente sofre de depressão

    Se você respondeu "SIM" oito ou mais vezes, inclusive para as questões 4 e 5, é bem provável que esteja com depressão. Segundo o psiquiatra Edson Shiguemi Hirata, chefe do serviço de psiquiatria do Hospital Santa Cruz, em São Paulo, a doença é uma das principais causas de incapacitação no trabalho e aumenta o risco de infarto e infecções. "Além disso, cerca de 20% a 30% das pessoas deprimidas não suportam o sofrimento e se suicidam", informa o psiquiatra Edson Shiguemi Hirata.

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Vale a pena procurar ajuda

    Se você respondeu "SIM" entre cinco e sete vezes, inclusive para a questão 7, vale a pena procurar um psiquiatra ou psicólogo para investigar se não está deprimido. Geralmente, o tratamento envolve psicoterapia e medicamento, além de atividade física e dieta equilibrada. "O antidepressivo costuma fazer efeito após duas semanas de uso contínuo, mas ele deve ser mantido até seis meses depois da melhora completa para evitar recaídas", diz o psiquiatra Edson Shiguemi Hirata.

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Se você respondeu "SIM" menos de cinco vezes, inclusive para as questões 1, 3 e 6, provavelmente o que está sentindo é tristeza. O sentimento é considerado uma reação normal de adaptação frente a algum evento estressante. Além disso, não causa prejuízo no trabalho ou nas relações pessoais e é superada em, no máximo, duas semanas, diz o psiquiatra Edson Shiguemi Hirata.

    [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • [[pts]] de 12 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!