Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Lucas Lucco faz cirurgia após se machucar no treino; como evitar lesões?

O cantor sentiu a lesão durante o treino - Reprodução/Instagram @lucaslucco
O cantor sentiu a lesão durante o treino Imagem: Reprodução/Instagram @lucaslucco

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

19/07/2019 12h36

Lucas Lucco passou por uma cirurgia na segunda-feira (15), após lesionar músculo do peitoral. O cantor publicou uma foto em seu perfil no Instagram na quarta-feira (17), falando do seu estado de saúde: "Passando para dizer que por aqui está tudo bem. Sigo de molho conforme recomendações médicas", escreveu.

O UOL VivaBem conversou com o assessor do cantor, que confirmou que a lesão foi sentida durante o treino, mas não devido a um movimento específico. "Segundo o médico, a lesão é comum em atletas de desempenho alto. O Lucas se encaixa neste quesito devido ao ritmo dos treinos que ele faz, mas não foi por causo do excesso de treino ou carga", disse ele.

Machucar-se durante os exercícios é muito comum. Em abril deste ano, o cantor e influenciador Leo Stronda também fez uma cirurgia depois de se lesionar no treino. No caso de Stronda, entretanto, o motivo foi a carga alta. Em entrevista ao jornalista Leo Dias, o artista contou que estava fazendo supino com peso alto e acabou rompendo o tendão do ombro esquerdo. Stronda ainda revelou que se não fizesse a operação poderia perder até 80% da força na região lesionada. O cantor teve que ficar seis meses sem fazer exercícios.

Para não se machucar e se afastar dos treinos, alguns cuidados são necessários. Veja dicas de como evitar problemas como o de Lucco e Stronda:

Aqueça-se

O aquecimento prepara músculos, articulações e até coração e cérebro para suportar todo o esforço que está por vir. No caso da musculação, você pode fazer uma série de exercícios para o músculo que vai trabalhar com carga mais leve. Em esportes como corrida, futebol e basquete, um trote leve e alongamentos dinâmicos são indicados.

Respeite seu limite

Procure respeitar os limites do seu corpo e não tente levantar um peso maior do que suporta --geralmente, treinar com até 80% da sua carga máxima já garante bons resultados. Se perceber que o peso está muito elevado, é melhor reduzir um pouco na próxima série, para não forçar demais músculos e articulações.

Descanse adequadamente

Durante o levantamento de peso, as fibras musculares sofrem microlesões e precisam de pelo menos 48 a 72 horas para se recuperar. Se você voltar a treinar antes desse período e exigir muito dos músculos enquanto eles ainda não estão regenerados, pode se machucar. Portanto, evite malhar um mesmo grupo muscular em dias seguidos. É sempre bom lembrar que o descanso é essencial para a evolução física, pois é nesse momento que ocorre o aumento de força e massa muscular.

Não treine com dor

A dor geralmente é sinal de que algo está errado: você pode estar com uma pequena lesão ou o músculo ainda não se recuperou totalmente do último treino, por exemplo. Quando sentir algum desconforto anormal, não force a barra para treinar e descanse.

Fonte: Roberto Bizaco, médico do esporte do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), consultado em matéria do dia 12/04/2019.