Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Roberto Kalil estreia blog em VivaBem; veja 5 curiosidades sobre o médico

Dr Roberto Kalil Filho, blogueiro do UOL VivaBem - Reprodução Instagram/@drrobertokalil
Dr Roberto Kalil Filho, blogueiro do UOL VivaBem Imagem: Reprodução Instagram/@drrobertokalil

Do UOL VivaBem, em São Paulo

15/07/2019 04h00

A partir de hoje, o time de blogueiros do UOL VivaBem ganha um reforço para lá de especial: o cardiologista Roberto Kalil Filho publicará novos conteúdos toda segunda-feira.

Os textos trarão o que há de mais moderno nos estudos sobre coração e outros assuntos relacionados, como longevidade, exercícios físicos e alimentação saudável, além discussões sobre os bastidores dos grandes hospitais e o lado humano dos médicos.

A seguir, listamos curiosidades sobre o currículo e vida do médico para que você possa conhecê-lo melhor e acompanhar sua coluna semanalmente:

1. Um dos mais importantes cardiologistas do país

Kalil é professor titular da disciplina de cardiologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) desde 2011, além de diretor clínico do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade.

O médico também fundou e é diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, onde criou a residência médica em cardiologia.

O professor doutor também conta com uma boa lista de prêmios em seu currículo, como o Prêmio Conrado Wessel na categoria Ciências em 2011, o Prêmio de Personalidade do ano pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) em 2012 e o Prêmio Jabuti na categoria "Ciências da Saúde" em 2017.

2. Médico e amigo das celebridades

O cardiologista foi responsável pela saúde de chefes de estado como Lula, Dilma Roussef e José Serra, além de celebridades como Netinho e Gilberto Gil, de quem até ganhou uma canção em sua homenagem, "Kalil", no disco OK OK OK.

3. Ama animais

Kalil já usou as redes sociais para contar aos seguidores que os animais são parte da sua vida e trazem muita felicidade. Em outubro no ano passado, o cardiologista publicou um vídeo para apresentar e comemorar o aniversário de suas duas gatas, Marri e Sara - já falecida, como contou em outro post.

4. É -- literalmente -- super-herói no hospital

Uma vez por ano, Dr Kalil deixa a rotina das consultas para se vestir de Batman e levar alegria aos pacientes da festa de Dia das Crianças do InCor.
O evento reúne os pacientes da UTI pediátrica para apresentações e brincadeiras, além da distribuição de presentes por todos os andares de internação. Em seu Instagram, ele brinca: "Ninguém conseguiu descobrir a verdadeira identidade do Batman".

5. Músico

Kalil também é apaixonado por música, e tocar saxofone é um de seus hobbies prediletos. O médico faz parte da banda Incordes, do Hospital do Coração, e o grupo costuma fazer apresentações em locais públicos para a conscientização de assuntos de saúde.

Dr Roberto Kalil Filho tocando saxofone - Divulgação/Hospital Sírio-Libanês - Divulgação/Hospital Sírio-Libanês
Imagem: Divulgação/Hospital Sírio-Libanês

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube