Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cortar o álcool traz benefícios para saúde mental de mulheres, diz estudo

Pesquisa foi publicada no periódico científico Canadian Medical Association Journal - andresr/iStock
Pesquisa foi publicada no periódico científico Canadian Medical Association Journal Imagem: andresr/iStock

09/07/2019 04h00

É comum ouvir pessoas dizendo que bebem socialmente - apenas em ocasiões de comemorações especiais. Afinal, tomar um drinque ou outro de vez em quando não muda muita coisa, certo?

Bom, de acordo com um estudo feito pela University of Hong Kong, na China, abandonar completamente a bebida alcoólica resulta em uma melhora significativa da saúde mental, especialmente para mulheres.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores analisaram os dados de 10.386 participantes com uma média de idade de 49 anos através do estudo FAMILY Cohort da universidade chinesa.
  • O grupo incluiu pessoas que costumavam beber, pessoas que haviam começado a beber recentemente, indivíduos que bebiam constantemente, ex-bebedores persistentes e aqueles que nunca haviam consumido álcool.
  • Os pesquisadores definem a bebida moderada como tendo 14 bebidas (196 gramas de álcool puro) ou menos por semana, no caso dos homens, e 7 bebidas (98 gramas de álcool puro) ou menos por semana, para mulheres.
  • A equipe de pesquisa examinou a associação entre padrões de consumo de álcool e bem-estar mental por meio de questionários nessa coorte em dois períodos, que ocorreram ao longo de 2009-2013. Eles também compararam seus dados com os do Levantamento Nacional Epidemiológico sobre Álcool e Condições Relacionadas, que levou em consideração uma coorte separada de 31.079 pessoas.

Resultados

A investigação publicada no periódico científico Canadian Medical Association Journal aponta que as pessoas que nunca haviam consumido álcool tinham o maior nível de bem-estar mental no início do estudo. Depois, os cientistas também constataram que as pessoas que pararam de beber -- particularmente as mulheres -- experimentaram uma melhoria significativa na saúde mental.

Os resultados permaneceram, mesmo depois após a consideração de fatores externos como status socioeconômico, índice de massa corporal e tabagismo.

"O consumo global de álcool deverá continuar a aumentar, a menos que sejam empregadas estratégias eficazes", alerta Michael Ni, um dos autores do estudo.

De fato, relatórios recentes mostram que o consumo de álcool aumentou cerca de 70% em quase 30 anos, em nível global, e os especialistas acreditam que essa tendência continuará; por isso, recomendam abandonar a substância ou diminuir a ingestão ao máximo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube