Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Água gelada ou pancada no abdômen durante ciclo menstrual causa câncer?

Os principais fatores de risco para os cânceres ginecológicos não têm qualquer relação com hábitos do dia dia - iStock
Os principais fatores de risco para os cânceres ginecológicos não têm qualquer relação com hábitos do dia dia Imagem: iStock

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/06/2019 16h22

Um post circulando no Facebook aponta supostos perigos às mulheres que consomem certos alimentos e têm hábitos específicos durante o período menstrual.

De acordo com a mensagem, tomar água gelada pode fazer com que o sangue fique preso na parede uterina, causando câncer, e comer pepino pode levar à esterilidade.

Os especialistas Henrique Mantoan, cirurgião oncológico da Ginecologia do A.C.Camargo Cancer Center e Eduardo Motta, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, entrevistados pelo UOL VivaBem, explicam que todos os pontos relatados pelo post são falsos.

"As orientações não possuem qualquer embasamento científico. A menstruação sempre foi um tabu, e esses mitos são usados até hoje para a marginalização da mulher na sociedade", aponta Motta.

Os principais fatores de risco para os cânceres ginecológicos não têm qualquer relação com hábitos do dia a dia. "Na maioria das vezes, o câncer de colo de útero é causado pela infecção do vírus HPV. Já para o câncer de endométrio, o principal fator de risco é obesidade: o excesso de peso aumenta a produção do estrogênio, que estimula excessivamente o endométrio, levando à hiperplasia endometrial --a qual a evolução pode ser o câncer", informa Mantoan.

A recomendação dos médicos é que você procure um profissional de saúde para esclarecer suas dúvidas antes de tomar decisões com base um post na internet. Evite também compartilhar informações se elas não tiverem uma fonte confiável. "Com a facilidade das redes sociais, os mitos podem tomar proporções gigantescas e prejudicas à vida de muitas mulheres", esclarece o oncologista do A.C.Camargo Cancer Center.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube