Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Como criança tem gominho na barriga sem malhar, igual filho de Rafa Brites?

Ex-apresentadora brincou falando que filho herdou dela o abdome definido - Reprodução/Instagram
Ex-apresentadora brincou falando que filho herdou dela o abdome definido Imagem: Reprodução/Instagram

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

24/06/2019 19h12

Resumo da notícia

  • A ex-apresentadora Rafa Brites postou uma foto em seu Instagram em que seu filho Rocco aparece com uma barriga quase tanquinho
  • Brites brincou que o filho de 2 anos herdou a genética da mãe e, por isso, desde novinho já possui gominhos no abdome
  • Os médicos ressaltam que é incomum crianças terem definição muscular devido à ausência de hormônios que geram hipertrofia
  • Os pequenos não devem fazer treinos para hipertrofia até, pelo menos, os 12 anos de idade

No último domingo (23), Rafa Brites divertiu os fãs ao postar uma foto de seu filho, Rocco, com uma barriga com gominhos. "Quando falo para vocês que eu sempre tive quadrados na barriga. Que tinha músculos desde pequena, que é genético... Ninguém acredita", escreveu ela.

Feliz nesse domingo com my lov Roqueira!!!! NOTA de esclarecimento sobre o panceps: Quando eu falo pra vcs que eu sempre tive quadrados na barriga. Que eu tinha músculos desde pequena... Que é genéticooooo... ninguém acredita. Acho que taí a minha prova genética rsrsrrs. É engraçado de ver né??? Kkk Bem, rolou muito leite do peito protein kkkkkk isso sim!!! @andreolifelipe a cara pode ser sua ... mas a barriga .... ?? Ps: sobre eu ter ou não quadrados na barriga não é melhor ou pior que outros corpos.É apenas uma característica, cada um tem a sua. Todas são lindas!

Uma publicação compartilhada por Rafa Brites (@rafabrites) em

Aos 2 anos, é claro que o filho de Rafa Brites não faz treino algum para ter uma barriga definida e os pequenos músculos estão visíveis em seu abdome por uma questão de biotipo. De acordo com Daniele Regina Rancan, ortopedista pediátrica do Sabará Hospital Infantil, um corpo hipertrofiado é algo totalmente incomum nesta fase da vida. Isso porque os pequenos ainda não desenvolveram hormônios suficientes, como a testosterona em meninos, para ter grande definição muscular.

"Acontece que algumas crianças nascem com distúrbios metabólicos e possuem pouca gordura corporal, dando a impressão de hipertrofia", diz.

A especialista explica que, em alguns casos, o fenômeno ocorre devido à falta de uma enzima chamada miostatina, que pode deixar o bebê com músculos ressaltados, dando a impressão de um "superbebê". Já em casos mais extremos, filhos de pais fisiculturistas também podem desenvolver a condição.

Atividade física tem idade certa para começar

Até os três anos de idade é contraindicado que a criança pratique atividades físicas de alta intensidade. Além disso, até os 12 anos, quando geralmente se inicia a puberdade, é proibido fazer exercícios com o objetivo de ter hipertrofia muscular.

"Toda criança tem uma barriguinha 'saltadinha', uma musculatura mais flácida, o que é normal. Ela desenvolve musculatura correndo, brincando, subindo escada", ressalta Simone Sudbrack, pediatra do Hospital São Leopoldo da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

Sudbrack alerta que está se tornando frequente crianças praticarem musculação cada vez mais cedo. Isso é extremamente prejudicial, afetando o desenvolvimento natural do corpo. "Muitas vezes exercícios precoces de hipertrofia muscular podem retardar o crescimento, portanto os pais devem ficar atentos para os filhos não se exponham a esse tipo de prática muito cedo", finaliza.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube