Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


Ao ver filho acima do peso, ela e o marido mudaram hábitos e secaram 58 kg

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Elcio Padovez

Colaboração para o UOL VivaBem

13/06/2019 04h00

Carina Caprari, 31, e o marido Reinaldo, 30, ouviram um sermão quando levaram o filho Pedro, 8, ao médico para saber por que ele estava acima do peso. O menino apenas seguia os hábitos dos pais e, se eles quisessem vê-lo saudável, deveriam mudar hábitos. A seguir, Carina como foi esse processo de perder peso em família:

"Tanto eu quanto o Reinaldo praticávamos exercício na adolescência, mas depois que casamos, começamos a ter uma rotina mais puxada por conta do trabalho (temos um negócio familiar) e veio o nascimento do Pedro. Quando vimos, deixamos a vida saudável de lado e o resultado disso foi que, no início de 2018, eu cheguei aos 98 kg e Reinaldo, aos 165.

Até tentávamos retomar uma vida mais saudável, mas algo sempre nos fazia desistir e nos acomodar a uma rotina sedentária.

Carina e Reinaldo antes do emagrecimento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Carina e Reinaldo antes do emagrecimento
Imagem: Arquivo Pessoal
O sinal amarelo acendeu quando percebemos que Pedro, ainda muito novo, estava seguindo os mesmos hábitos que a gente. Então, o levamos à uma endócrino, que sugeriu a prática regular de atividade física, uma vez que, por conta da idade (ele tinha sete anos) não poderia fazer regime

O Pedro gosta de luta e o matriculamos em uma academia especializada. Não só ele, mas nós dois também, após o 'desafio-puxão-de-orelha' da médica. Desde então, nós procuramos manter um dia a dia mais equilibrado.

Antes era normal sair para comer fora e exagerar. No cardápio, muita massa, frituras e refrigerantes. Adoro um doce e sempre comia mais de uma porção diariamente, tanto de bombom quanto de pudim ou bolos. Isso mudou bastante e hoje seguimos uma dieta em família.

Carina Caprari, 31 e Reinaldo, 30, com o filho, Pedro - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Carina e Reinaldo emagreceram para o filho Pedro também ter mais saúde
Imagem: Arquivo Pessoal
Fazemos as três principais refeições juntos e priorizamos o consumo de legumes, verduras, frutas e carne grelhada.

Às vezes, bate uma vontade de um doce, mas aí o Reinaldo me ajuda a controlar, assim como eu o ajudo quando ele quer dar uma escapada e comer algo que não vai nos fazer bem. Antes, eu comia por ansiedade e agora eu penso no que como.

A ida à academia também virou lei em casa. Treinamos de segunda a sexta, sem faltar, e cada um investe nas modalidades que mais gosta.

Reinaldo pratica cross combat, muay thay, jiu-jitsu e intercala as lutas com treinos de musculação. Já eu faço faz aulas de funcional com musculação. Em seis meses de nova vida, o marido perdeu 30 kg e melhorou o Índice de Massa Corporal (de 48,7 para 39,9).

Reinaldo Caprari, antes e depois - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal
Já eu eliminei 25 kg e o IMC caiu de 40 para 28,5. Meu manequim também ficou menor e do 48, passei a vestir 40. E Pedro segue com os treinos de caratê para manter os 49 kg --e não mais voltar aos 54 kg de antes.

O ânimo também tem sido outra conquista nossa como família. Acabou aquela sensação de cansaço e preocupação com problemas relacionados a uma vida mais sedentária, como taquicardia e picos de pressão. A nossa disposição para trabalhar e curtir a vida é outra. Sempre fomos unidos, mas agora estamos ainda mais.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube