Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Dez mil passos por dia? Mulheres mais velhas podem precisar de menos

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

12/06/2019 18h10

Com certeza você ou um amigo já usou algum aplicativo no celular para marcar a quantidade de passos dados ao longo do dia. A quantidade considerada ideal pelos especialistas é alcançar dez mil passos diariamente.

No entanto, um estudo publicado no periódico JAMA mostrou que em mulheres idosas esse número pode ser contestável e que após atingir 7.500 passos diários, não há efeitos significativos na longevidade e melhora da saúde.

Como o estudo foi feito

  • Os cientistas conduziram um trabalho com 17 mil mulheres idosas para determinar melhor o número de passos diários
  • As voluntárias tinham em média 72 anos de idade, usaram wearables para rastrear seus passos por um período de uma semana
  • Todas as pacientes tiveram que relatar seus hábitos de vida histórico médico durante um período de quatro anos

Resultados

Ao analisar os dados, os pesquisadores concluíram que as participantes com uma média de quatro mil passos diários eram 40% menos propensas a morrer durante o período de acompanhamento do que aquelas que deram menos passos.

Além disso, o trabalho também mostrou que para obter benefícios para a saúde são necessários, em média, 7500 passos todos os dias. Ou seja, os dez mil passos nem sempre garantem melhora na saúde em determinadas faixas etária.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube