Dos lábios ao clitóris: conheça os 6 tipos de cirurgia íntima mais comuns

O Brasil é recordista mundial em plásticas íntimas. Em 2017, quase 22 mil brasileiras fizeram o procedimento, de acordo com um relatório global publicado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica.

A maior parte das intervenções são apenas estéticas e não provocam melhorias sexuais. As mudanças são apenas físicas, não mexem na sensibilidade. Porém, cerca de 65% das mulheres que passam pelos procedimentos falam em melhora do sexo — uma questão psicológica, devido ao aumento de confiança, de acordo com especialistas.

As operações costumam durar de 50 minutos a uma hora e meia e a paciente pode ir para casa no mesmo dia. O pós-operatório varia, mas é importante ficar de repouso por três dias, sem usar roupas apertadas, lavando bem a área e fazendo compressas com gelo. Para voltar a atividade sexual, ao menos um mês.

Veja os 6 tipos de cirurgia íntima mais comuns:

1 - Labioplastia (também chamada de ninfoplastia)

Cirurgia íntima mais procurada, é indicada para quem tem pequenos lábios muito grandes. A ideia é reduzir o tamanho, evitando que os pequenos lábios se projetem para fora dos grandes lábios.

A cirurgia também pode ser feita por questões de saúde: algumas mulheres têm pequenos lábios muito grandes e, durante o sexo, eles entram e saem da vagina conforme o movimento do pênis, causando incômodo e dor. Além disso, o tamanho exagerado aumenta chance de fungos, como a candidíase.

2 - Redução do monte de vênus

O monte de vênus é localizado acima do púbis — região com pelos pubianos. Quem busca a operação reclama de ter muito volume no local, ficando em evidência ao usar calças mais justas ou biquínis. A diminuição dessa área pode ser feita com lipoaspiração.

Continua após a publicidade

Em alguns casos, é indicado retirar a pele que fica flácida ou "sobrando" após a retirada de gordura. Existe também a vontade oposta, algumas mulheres querem aumentar o monte de vênus e injetam gordura no local.

3 - Flacidez dos grandes lábios

Quando o incômodo é nos grandes lábios, por esconderem os pequenos, terem excesso de pele ou flacidez. Para falta de volume, a solução é um enxerto de gordura. O cirurgião tira gordura das costas ou da barriga da paciente e coloca nos grandes lábios, deixando-os carnudos e rígidos. Nos casos de flacidez, o indicado é usar um laser para retrair a pele. Mas caso seja preciso retirar pele, a cirurgia é simples e corta um pedacinho.

4 - Clitoriplastia

A cirurgia é feita no clitóris e por isso é a mais delicada. O médico precisa tomar cuidado para não afetar o clitóris e a sensibilidade dele. Pode ser feita para remover excesso de pele da área e deixar o clitóris mais exposto, para reconstituição do órgão ou quando há problemas de má-formação. O número de mulheres que opera por usar esteroides e sofrer hipertrofia do clitóris como consequência aumentou. A cirurgia varia dependendo da situação de cada paciente.

5 - Perinoplastia

Continua após a publicidade

Pode ser feita por saúde, por mulheres que sofreram alterações na vagina decorrentes de partos ou outras lacerações na musculatura, que podem causar até incontinência urinária. Mas também pode ser estética, feita por pacientes que querem deixar a região mais "justa". Existem diferentes técnicas. Em uma delas, o médico faz uma incisão entre a vagina e o ânus e resseca a região, aproximando os músculos do períneo.

6 - Reconstrução do hímen

Quando a mulher faz sexo pela primeira vez, ela rompe a pele que fecha parcialmente o orifício da vagina, o hímen. Na cirurgia, o profissional une os pedaços restantes do hímen. Ao transar pela primeira vez após a operação, a paciente rompe o hímen de novo. Colaneri afirma que não é possível sentir o rompimento ou nada parecido, é algo simbólico — assim como não é possível falar em "perda da virgindade" baseada apenas nisso.

*Com informações de matéria de 11/09/2017.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes