Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Anvisa aprova primeira imunoterapia para câncer de mama no Brasil

Registro do medicamento foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (13) - stevanovicigor/iStock
Registro do medicamento foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (13) Imagem: stevanovicigor/iStock

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

15/05/2019 16h36

Resumo da notícia

  • Pela primeira vez, a técnica de imunoterapia foi aprovada para tratar cânceres de mama triplo-negativos no Brasil
  • O tratamento estimula células defensoras do próprio organismo contra doenças e já é utilizado em vários países para o combate de diferentes cânceres
  • Estudo científico que teve médico brasileiro na equipe mostra que a técnica aumenta as chances de vida das pacientes

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a primeira imunoterapia para tratar pacientes com câncer de mama na última segunda-feira, de acordo com publicação no Diário Oficial da União.

A técnica, que já havia mostrado ser efetiva para tratar cânceres de mama agressivos, chega ao país para tratar especificamente cânceres de mama triplo-negativos na fase metastática da doença.

O que é imunoterapia?

A imunoterapia faz uso de anticorpos monoclonais para estimular o sistema imunológico. Em outras palavras, a técnica estimula as células defensoras do próprio organismo contra doenças. Nesse caso, as drogas não visam as células do tumor, e sim as células de defesa do organismo, a fim de que elas detectem e combatam a doença.

A aplicação se dá de forma intravenosa (na veia), fazendo com que as células cancerosas --que têm o "poder" de enganar o mecanismo de defesa do organismo -- sejam percebidas e combatidas.

Os riscos e efeitos colaterais são poucos, e todos resultam da ativação imunológica do corpo. Isso significa que as células de defesa podem atacar partes do próprio organismo, comprometendo órgãos e tecidos. Alguns dos problemas comuns são alterações gastrointestinais, endócrinas e na pele.

Estudo comprova eficácia do tratamento

Um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine no ano passado, demonstrou que, quando administrada em conjunto com quimioterapia, a técnica pode aumentar a sobrevivência e interromper o crescimento do tumor em pacientes --uma redução de 38% no risco de progressão ou morte e ganho de 10 meses de sobrevida.

De acordo com Carlos Barrios, médico brasileiro que participou da pesquisa, a aprovação é um grande passo para o tratamento no país e deve ser encarada como prioridade. "As pacientes com triplo-negativo avançado ou metastático, estágio no qual a doença já passou para outros órgãos, têm um prognóstico difícil. Este tratamento aprovado pela Anvisa se torna o preferencial na prática clínica", explica o especialista, que é diretor do Centro de Pesquisa em Oncologia do Hospital São Lucas (RS) e do Lacog (Grupo Latino-Americano de Pesquisa em Oncologia Clínica).

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube