Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Comer feijão causa gases mesmo? Por quê?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

14/05/2019 04h00

Sim, o feijão, assim como outras leguminosas (grão-de-bico, soja, ervilha e lentilha, por exemplo), provoca flatulência. A culpa está em um tipo de carboidrato chamado oligossacarídeo, presente em abundância nesses vegetais. O intestino delgado não tem as enzimas necessárias para digeri-lo completamente, então, ao chegar ao intestino grosso, o oligossacarídeo é fermentado por bactérias presentes na flora, levando à formação de gases como dióxido de carbono (CO2), hidrogênio (H2) e metano (CH4).

Além disso, as leguminosas possuem uma substância chamada fitato, um inibidor enzimático que dificulta o processo digestivo. Por estes motivos algumas pessoas mais sensíveis podem se queixar de inchaço e flatulência associados ao consumo de feijão.

Felizmente, você pode contornar o desconforto com uma prática simples. É só deixar o feijão de molho por 12 horas antes de cozinhá-lo. Na hora de colocar na panela, descarte a água do molho e cozinhe com uma água nova. Com esse processo, o grão se torna mais digerível e o fitato é eliminado, diminuindo as flatulências.

Se o seu problema for lembrar de deixar a leguminosa de molho, prefira fazer isso na sexta à noite, para prepará-lo no sábado de manhã. Assim, você tem feijão para a semana toda, já que ele pode ser congelado em pequenas porções.

Fontes: Antonia Miwa Iguti, professora do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia; Flávia de Conti, nutricionista.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube