Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


É boato que água do bairro Pinheiros está causando aumento da toxoplasmose

Istock
Imagem: Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

11/05/2019 09h13

Tem circulado a informação que o hospital Emilio Ribas está com casos de toxoplasmose relacionados à água que vem do bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. A mensagem diz que é para evitar lavar saladas, fazer sucos e usar gelo por alguns dias.

No entanto, a informação não passa de uma fake news. De acordo com o Hospital Emílio Ribas, houve um aumento em casos de toxoplasmose em toda região metropolitana, porém não há confirmação que a doença ocorreu por causa da água contaminada.

Já a assessoria de imprensa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que não há nenhuma informação de água contaminada nesta região ou notificações de moradores.

Como é adquirida a toxoplasmose *

O parasita T. gondii, causador do problema, pode ser adquirido ao comer carne mal cozida ou beber água contaminada, e também pelo contato com fezes de gatos contaminadas. A boa notícia é que, a menos que você esteja grávida ou tenha um sistema imunológico comprometido, o parasita não deve deixá-lo doente. Mas a presença do protozoário tem sido associada a uma variedade de condições e comportamentos de saúde, incluindo depressão, demência, esquizofrenia e problemas de controle da raiva.

Informações utilizadas em matéria publicada dia 26/07/2018.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube