Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Não espere o inverno: efeito da vacina da gripe demora de 2 a 3 semanas

PeopleImages/iStock
Imagem: PeopleImages/iStock

Do Blog da Saúde

Luiza Tiné

04/05/2019 11h51

Apesar de o inverno só começar oficialmente no Brasil em junho, as baixas temperaturas já chegaram em alguns lugares do país. E, com a mudança de estação, aparecem resfriados, gripes e doenças respiratórias.

Com o clima perfeito para a circulação desses vírus como é possível despistas esses vírus e fortalecer o sistema imunológico? A maneira mais eficaz, com comprovação científica, é a vacina.

Não é à toa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe provocada pelo vírus "Influenza" está a todo vapor no país. A influenza é uma doença sazonal que pode causar epidemias anuais, principalmente no outono e inverno.

O Blog da Saúde responde algumas dúvidas sobre como prevenir o vírus Influenza e outras doenças respiratórias:

Qual o tempo para se estar imunizado após tomar a vacina da gripe?

Em indivíduos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas, após a vacinação. A proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso a campanha de vacinação contra a gripe é feita anualmente.

Além da vacina, como evitar essas doenças respiratórias?

Para evitar pegar doenças respiratórias, é bom sempre manter alguns hábitos de higiene como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

É fundamental também cobrir o nariz ao tossir e espirrar. Mas não use a mão para isso. Cubra o rosto com área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo. Assim, você evita tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas.

A alimentação e hábitos saudáveis também ajudam a prevenir a gripe?

Além da vacina, há algumas recomendações que podem contribuem para o sistema imunológico permaneça bem para a chegada do inverno, como uma alimentação saudável.

A orientação do Ministério da Saúde é que seja rica em frutas com vitaminas, alimentos in natura; beber bastante água; exercício físico regular; e sempre que possível evitar a exposição a fatores de risco de infecções, de acordo com a época do ano.

Também é preciso lembrar que a base de uma alimentação saudável é recomendada para qualquer época do ano, mas isso não é uma garantia de que a pessoa vai se manter livre de qualquer doença viral, mas não fazê-la, significa somar pontos para ficar mais suscetível a essas e outras doenças.

Quando preciso ir ao médico?

Se você está com gripe ou resfriado não recorra à automedicação. Procure um médico ou a unidade de saúde mais próxima.

Em caso de sintomas respiratórios deve-se procurar uma unidade de saúde para orientações e tratamento. Isso porque, alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, gestantes, idosos e crianças.

Caso apresente falta de ar ou dificuldades para respirar; febre por mais de 3 dias ou piora do seu estado de saúde, fique alerta, pois estes são alguns dos sinais de agravamento da doença.

A campanha

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começou em todo o país do dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio. O dia D de mobilização, em que postos de todo o Brasil estarão abertos, será no dia 4 de maio.

O público-alvo da campanha de vacinação contra a Influenza é: idosos a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de seis anos; trabalhadores de saúde, de segurança e de salvamento; professores das redes pública e privada; povos indígenas; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), além de pessoas com alguma deficiência ou com doenças crônicas.

#SemFrescura: Ar-condicionado dá gripe? Por balde de água no quarto ajuda?

VivaBem

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube