Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Quer unhas fortes e saudáveis? Aposte em carnes, cogumelos e aveia

Unhas fracas indicam falta de vitaminas - iStock
Unhas fracas indicam falta de vitaminas Imagem: iStock

Raquel Drehmer

Colaboração para o UOL VivaBem, em São Paulo

03/05/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Unhas fracas, quebradiças e que descamam com facilidade podem ser um sinal de deficiência de vitaminas e minerais no organismo
  • Carnes, leguminosas, cogumelos e aveia são alguns dos alimentos que podem ajudar a suprir o corpo com os nutrientes necessários para a saúde das unhas
  • Hábitos cotidianos e condições de saúde também podem interferir na condição das unhas

Unhas fracas, que quebram e descamam com facilidade, em geral são sinal de que o organismo está com deficiência dos nutrientes envolvidos no processo de formação da queratina, proteína da qual as unhas são feitas.

Para isso é necessário ingerir vitaminas A, C, D, E e do complexo B, além dos minerais ferro, cálcio, selênio, silício e magnésio. Como as unhas não são necessárias para nossa sobrevivência, sempre que há falta de vitaminas é delas (e dos cabelos) que o corpo vai tirar o necessário para tentar manter seu equilíbrio.

Aí entra a máxima "você é o que você come": ingerir alimentos ricos nos nutrientes formadores da queratina pode recuperar a saúde e a aparência das unhas. A seguir, apresentamos 11 deles. A lista de alimentos e nutrientes foi elaborada com a ajuda da nutricionista Adriana Ávila, membro da Câmara Técnica do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região), e da dermatologista Tatiana Gabbi, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Mas vale lembrar que a avaliação de um médico é necessária para detectar, por exames de sangue, quais são as vitaminas e minerais que estão faltando.

Outros fatores podem prejudicar as unhas, como o uso excessivo de removedor de esmaltes à base de acetona, a permanência das mãos dentro d'água por muito tempo (as camadas de queratina que formam as unhas vão sendo dissolvidas aos poucos) e condições sistêmicas que impeçam a metabolização dos nutrientes de forma adequada. Nestes casos, a alimentação não é o caminho para recuperar a saúde das unhas, mas sim a mudança de hábitos e o tratamento médico, respectivamente.

Coloque no prato

pessoa cortando carne - Getty - Getty
Imagem: Getty
Carne vermelha
Fornece uma quantidade importante de proteínas e ferro para a formação da queratina, além de zinco, que auxilia o organismo na síntese de proteínas.

Feijão combate a anemia e ajuda na perda de peso: veja 7 benefícios - iStock - iStock
Imagem: iStock
Leguminosas
Os vegetarianos podem suprir a necessidade de proteína para reconstituição da queratina com o consumo de feijão, grão de bico, soja, ervilha e lentilha.

Dieta Mind 3 salmão - iStock - iStock
Imagem: iStock
Peixes
Também são fontes de proteínas, mas se destacam por serem ricos em vitamina B7 (biotina), cálcio e vitamina D - esta última é responsável pela absorção justamente do cálcio. Os peixes indicados são salmão, sardinha, atum, truta, linguado, namorado e pescada amarela.

Leite - iStock - iStock
Imagem: iStock
Leite e seus derivados
Leite puro, iogurtes e queijos são ricos em proteínas, cálcio e vitamina D, ou seja, assim como os peixes, dão os nutrientes e ao mesmo tempo ajudam a absorvê-los para o fortalecimento e o crescimento das unhas.

cogumelo shimeji preto - Divulgação/Cogubras - Divulgação/Cogubras
Imagem: Divulgação/Cogubras
Cogumelos
Contribuem de forma significativa com o aporte de vitamina D no organismo. De champignon a shimeji, todos os tipos de cogumelos são bons para a saúde das unhas.

castanha do para - iStock - iStock
Imagem: iStock
Oleaginosas
Castanhas, amêndoas e nozes deixam as unhas mais fortes por serem fontes de ácidos graxos. Além disso, há nutrientes específicos em cada um dos tipos desse alimento. Amêndoas são especialmente ricas em vitamina E, enquanto amendoim e nozes fornecem vitamina B7. A castanha-do-Pará, por sua vez, é uma das melhores fontes de selênio entre todos os alimentos a que temos acesso.

Gema de Ovo - iStock/VivaBem - iStock/VivaBem
Imagem: iStock/VivaBem
Gema de ovo
Combate o enfraquecimento das unhas por ser repleta de vitamina B7, a biotina, que participa da produção da queratina.

Couve-manteiga - iStock - iStock
Imagem: iStock
Folhas verde-escuras
Espinafre, brócolis, couve e escarola são ótimas fontes de vitamina A e de magnésio e restauram a saúde das unhas.

Frutas cítricas são fontes de vitamina C. Por isso, auxiliam o organismo a reagir bem a infecções e ao estresse, além de ter papel importante na utilização eficiente de ferro - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock
Frutas cítricas
São as melhores fontes de vitamina C na alimentação. Uma dessas frutas por dia é o indicado para quem precisa recuperar as unhas danificadas.

Aveia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Aveia
Fornece o mineral silício ao organismo, o que ajuda na formação das camadas de queratina das unhas.

semente de girassol - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock
Semente de girassol
Também é rica em silício e fortalece as camadas de queratina das unhas.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

O poder dos alimentos