Topo

Suco reconstituído? Proteína láctea? Entenda o que são esses ingredientes

Por trás de um nome difícil na lista de ingredientes pode estar desde algo inofensivo até um alimento que, de tão modificado, se torna pouco saudável - iStock
Por trás de um nome difícil na lista de ingredientes pode estar desde algo inofensivo até um alimento que, de tão modificado, se torna pouco saudável Imagem: iStock

Raquel Drehmer

Colaboração para o UOL VivaBem

29/04/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Ingredientes com nomes naturais e familiares, porém acompanhados de algum termo diferente, são itens que passaram por processos físicos ou químicos
  • Isso é feito para aumentar sua durabilidade, mas pode causar perda de nutrientes
  • Itens como suco e leite reconstituídos e leticina de soja são saudáveis, mas é preciso ter cuidado com o preparo de frutas e amido modificado

Analisar os rótulos dos alimentos industrializados antes de comprá-los é um hábito importante e sempre ressaltado pelos profissionais ligados à nutrição. É preciso ter atenção à diversas informações nutricionais, como a lista de ingredientes: será que o produto tem muitos componentes químicos? Ou açúcar demais? (Entenda o que você precisa sempre observar ao ler um rótulo de alimento).

Mas alguns ingredientes podem despertar dúvidas na hora desta análise: seus nomes parecem naturais e familiares, porém acompanhados de algum termo diferente, que deixa dúvida sobre eles serem saudáveis ou não.

"Normalmente, são ingredientes que passaram por processos físicos ou químicos desenvolvidos para aumentar sua durabilidade. Em um país continental como o Brasil, isso é importante para que os produtos suportem o transporte do sul para o nordeste, por exemplo, e o tempo de prateleira", explica a engenheira de alimentos Keliani Bordin, professora doutora da Escola Politécnica da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Ela ressalta que, embora em alguns casos haja perda nutricional, a indústria se preocupa em controlar os procedimentos para que ela seja mínima. Ou seja, a maior parte deles é saudável, exceto pelo "preparado de frutas" e o "amido modificado". Entenda melhor cada um deles a seguir:

Açúcar invertido

O que é? É o açúcar comum --a sacarose -- em forma líquida depois de passar pela mistura com água em alta temperatura, o que separa suas moléculas de glicose e de frutose. Esse processo, chamado hidrólise, é realizado para deixar o açúcar mais maleável para o uso em produtos industrializados.

Tem perda nutricional? Não. É equivalente ao açúcar sólido utilizado no dia a dia.

É saudável? Açúcar em excesso nunca é saudável, independentemente do formato. É preciso estar atento à lista de ingredientes dos produtos e checar se eles têm açúcar e açúcar invertido, o que indica uma quantidade exagerada do componente.

Suco concentrado

O que é? É o suco integral, extraído da fruta, com uma parcela de água retirada por meio de evaporação. Nesse formato, fica mais prático seu transporte para indústrias que o usem em outros tipos de sucos ou em receitas diversas.

Tem perda nutricional? Sim. As frutas perdem vitaminas, minerais e propriedades nutricionais no processo de evaporação.

É saudável? Sim. É considerado um ingrediente saudável, embora menos que as frutas in natura, devido à perda nutricional mencionada acima.

Suco reconstituído

Suco industrializados - iStock - iStock
Imagem: iStock
O que é? É o suco concentrado misturado com água, para ter uma textura semelhante à de suco natural.

Tem perda nutricional? Durante a reconstituição não, mas a perda nutricional já ocorreu no processo de concentração do suco. E a adição de água não recupera vitaminas, minerais e propriedades perdidos anteriormente.

É saudável? Sim. Tanto quanto o suco concentrado, ou seja: menos que a fruta in natura, porém considerado saudável.

Leite reconstituído

O que é? É o leite em pó acrescido de água para ter textura de leite natural. Vale explicar que, para ficar em pó, o leite tem 96% de sua água retirada por meio de aquecimento industrial - e há perda de vitaminas, minerais e propriedades nesse processo.

Tem perda nutricional? Durante a reconstituição não, mas a perda já ocorreu quando o leite foi transformado em pó. Lembrando que a indústria usa como ingrediente o leite em pó sem adição de nutrientes, como o que é vendido para o consumidor final.

É saudável? Sim. Menos que o leite puro, porém saudável.

Preparado de frutas

O que é? São frutas que passam por processos industriais variados --aquecimento ou mistura com outros ingredientes e aditivos, por exemplo -- para ficarem com as características necessárias para a indústria. O mais comum é serem transformadas em geleias e polpas.

Tem perda nutricional? Sim. As frutas perdem vitaminas, minerais e propriedades nos processos industriais.

É saudável? Não. Na maioria dos casos, recebe muito açúcar e componentes químicos no preparo.

Emulsificante lecitina de soja

O que é? É um componente extraído da soja que possui partes diluíveis em água e outras, em gordura. É usado em produtos que tenham água e óleo em suas composições, para misturá-los tanto no sentido de que eles não "se separem" (casos da margarina e do sorvete, por exemplo) quanto para facilitar que eles se dissolvam em meios líquidos (casos do leite em pó e do café solúvel).

Tem perda nutricional? Sim. O processo de extração da soja resulta em alguma perda de propriedades nutricionais.

É saudável? Sim. É um emulsificante natural totalmente inofensivo.

Proteína láctea

O que é? São macromoléculas proteicas extraídas do leite e adicionadas a alimentos industrializados para fornecer um maior aporte de proteínas ao organismo e também para facilitar a digestão.

Tem perda nutricional? Não. É extraída do leite exatamente com as propriedades desejadas da proteína.

É saudável? Sim. É uma forma de ingestão de proteína saudável.

Amido modificado

O que é? É um carboidrato extraído de alimentos como batata, mandioca ou milho por meio de um tratamento com ácido. Seus objetivos como ingrediente de um alimento industrializado são ser espessante e dar mais resistência ou elasticidade à receita.

Tem perda nutricional? Sim. O processo químico praticamente acaba com as propriedades nutricionais do ingrediente-base.

É saudável? Não. Não chega a ser tóxico, mas os componentes químicos usados na extração do carboidrato não são recomendados para consumo frequente.

Fontes: Clarissa Fujiwara, nutricionista e coordenadora de nutrição da liga da obesidade infantil do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e Keliani Bordin, professora doutora da Escola Politécnica da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube