Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Anticorpo específico é capaz de suprimir o HIV por até 4 meses, diz estudo

Istock
Imagem: Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

23/04/2019 10h58

De acordo com um novo estudo publicado no periódico New England Journal of Medicine, doses regulares de um anticorpo conhecido como UB-421, que bloqueia a ligação do vírus HIV em células imunológicas humanas, podem ter o poder de suprimir os níveis do vírus durante até quatro meses em pessoas que fazem pausas de curto prazo em suas rotinas de terapia antirretroviral.

Como o estudo foi feito

  • 29 voluntários com HIV controlado interromperam seus hábitos normais de terapia antirretroviral oral diário no momento da sua primeira infusão ou uma semana depois, dependendo de como usavam os medicamentos.
  • 14 participantes do estudo receberam oito infusões semanais regulares, enquanto 15 receberam oito doses mais altas de infusões a cada duas semanas.
  • No final do período de tratamento de oito ou 16 semanas, todos os voluntários retomaram o regime de terapia antirretroviral anterior e foram avaliados em acompanhamento médico até oito semanas mais tarde.
  • Com exceção de um único participante que interrompeu o estudo devido a uma erupção cutânea leve, os voluntários de ambos os grupos mantiveram a supressão do HIV durante o período de tratamento na ausência de terapia antirretroviral.

Resultados

Os resultados da pesquisa indicam que o anticorpo era seguro e não induziu a produção de HIV resistente a anticorpos.

Como o pequeno estudo não incluiu um grupo comparador recebendo uma infusão de placebo, outros estudos foram planejados para avaliar a segurança e a eficácia do UB-421.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube