Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


MC Sapão morre de pneumonia; quadro oferece riscos se há demora para tratar

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

19/04/2019 18h21

Resumo da notícia

  • Após ficar internado com pneumonia grave por 9 dias, MC Sapão, de 40 anos, faleceu no Rio de Janeiro
  • Quadro é caracterizado por inflamação aguda nos pulmões
  • Especialista explica como a doença se torna grave e pode levar à morte

Após 9 dias internado com pneumonia, o cantor de funk Jefferson Fernandes Luiz, mais conhecido como MC Sapão, faleceu na tarde desta sexta-feira, no Hospital municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A doença é caracterizada por inflamação aguda nos pulmões, geralmente provocada por vírus ou bactérias. Em casos mais raros, fungos, outros organismos e substâncias também podem ser os responsáveis pelo quadro. "Quando os alvéolos pulmonares, que têm a função vital de captar oxigênio pro nosso corpo, são acometidos por inflamação, o órgão não conseguem exercer sua função básica e o paciente começa a sofrer os sintomas", explica Carlos Carvalho, pneumologista do HCor (Hospital do Coração).

O que pode aumentar a gravidade do quadro?

Extensão

Quando maior a área infectada, maior a gravidade do quadro. Demorar para começar o tratamento pode causar a extensão da infecção.

Baixa imunidade

"O corpo de uma pessoa com boa resposta imune luta contra a infecção, melhorando as chances de recuperação", explica Carvalho.

Virulência do agente infeccioso

De acordo com o especialista, a o vírus também desempenha um papel importante para determinar a gravidade da doença. "Vai depender se é um vírus comum, como o da gripe, que oferece sintomas mais leves, ou mais agressivo, como H1N1", aponta.

Como a pneumonia leva à morte?

Conforme explica Carvalho, há duas situações que podem causar a morte pela doença. A primeira é o comprometimento dos pulmões em grande extensão. O paciente pode sofrer de insuficiência respiratória, levando a oxigenação do sangue a ser menor, causando desequilíbrios em todo o organismo e eventualmente causando a morte.

Outra possibilidade é o quadro de sepse, quando bactérias ou outros agentes infecciosos chegam à corrente sanguínea e se espalham pelo corpo. "Aí o problema vira extensivo e pode ocorrer insuficiência de outros órgãos", informa.

Tratamento

O tratamento deve acontecer o mais rápido possível depois que o paciente recebe o diagnóstico, para evitar complicações e diminuir o risco de morte. O paciente deve repousar e receber cuidados de suporte, como hidratação adequada, uso de antipiréticos e analgésicos. A escolha da terapia para inibir a proliferação depende do tipo de micro-organismo com maior probabilidade de estar por trás da infecção, o que nem sempre é possível determinar na hora.

A duração do tratamento depende da gravidade, mas a maioria dos pacientes se restabelece em cerca de duas semanas. Nos casos graves, os pacientes podem apresentar sintomas como fadiga por mais tempo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube