Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que eu choro toda vez que corto cebola? Tem como evitar?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

09/04/2019 04h00

A cebola faz parte de um grupo de plantas, como o alho e a cebolinha, que contêm componentes orgânicos com enxofre em suas moléculas. Quando o alimento está intacto, esses compostos sulfurados (que têm enxofre) permanecem protegidos dentro da célula, em uma estrutura chamada vacúolo.

Entretanto, quando a cebola é cortada, essas pequenas estruturas se rompem e uma enzima começa a converter esses compostos em um ácido que se decompõe em um gás. Por ser volátil, esse gás se espalha pelo ar e, quando em contato com água, produz ácido sulfúrico.

É por isso que, ao entrar em contato com os olhos, ou seja, um ambiente úmido, ele causa ardor. O problema é que esse ardor faz o olho lacrimejar, o que produz ainda mais ácido.

Para diminuir a liberação desse gás, é só deixar a cebola gelada. O ambiente frio diminui a atividade enzimática responsável pela conversão dos compostos sulfurados em ácido. Portanto, quando o alimento for cortado, menos gases serão produzidos e menor será a irritação no olho.

Fontes: Marcus Vinicius Baldo, neurofisiologista e professor no Instituto de Ciências Biomédicas da USP (Universidade de São Paulo); Fabio Rodrigues, professor do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP.

#SemFrescura: sabia que dá pra cortar cebola sem ir às lágrimas?

UOL Notícias

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube