Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Dry needling: entenda técnica que Gracyanne usa para tratar lesão no glúteo

Dry needling pode ser feito por quem faz exercícios intensos ou até pessoas que sofrem de dor crônica - Reprodução/ Instagram
Dry needling pode ser feito por quem faz exercícios intensos ou até pessoas que sofrem de dor crônica Imagem: Reprodução/ Instagram

Priscila Carvalho

Do Uol VivaBem, em São Paulo

08/04/2019 18h39

Resumo da notícia

  • Para diminuir lesão no bumbum, nos ombros e no braço, a musa fitness usa técnica com agulhas
  • O procedimento ajuda a combater lesões e pode ser feito logo depois do treino ou de maneira preventiva
  • A agulha melhora a circulação sanguínea e estimula a liberação de substâncias que promovem bem-estar

Nesta segunda-feira (08), Gracyanne Barbosa compartilhou com seus seguidores um tratamento com agulhas que faz para combater dores no bumbum, nos ombro e nos braços depois de malhar. O método, chamado de dry needling, deriva da acupuntura e contribui para diminuir a tensão muscular provocada pela atividade física ou até mesmo por passar o dia sentado ou usar salto alto.

Nos stories do Instagram, a musa fitness disse que usa o procedimento há seis anos. "Trato, melhoro e fico sem dor. Daí, treino e piora. (O método) também é preventivo. Como gosto de atividades que exigem flexibilidade, tenho que tomar cuidado. Esse tratamento é muito bom e trata lesões profundas", disse.

Gracy - Reprodução/ Instagram  - Reprodução/ Instagram
Imagem: Reprodução/ Instagram

Como a agulha ajuda a evitar a dor?

A técnica adotada por Gracyanne é usada principalmente por atletas que fazem exercícios intensos regularmente ou pessoas que apresentam dores crônicas.

Segundo Marcus Yu Bin Pai, fisiatra e especialista em dor e acupuntura do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o agulhamento promove aumento de sangue no local da dor, o que contribuiu para a chegada de substâncias que vão combater a inflamação no músculo lesionado.

O dry needling ainda estimula a liberação de alguns neurotransmissores como serotonina e endorfina, que têm ação analgésica e ainda promovem bem-estar.

Com que frequência devo fazer?

Normalmente, cada sessão dura de dez a trinta minutos. Em alguns casos, a melhora da dor ocorre com uma única aplicação. Quando o desconforto persiste por mais de um mês ou a lesão é muito grave, o recomendado é investir em pelo menos cinco a dez sessões.

A técnica também pode ser utilizada de maneira preventiva para melhorar a circulação e lesões repetitivas.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube