Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


5 dicas da Solange Frazão para prevenir o estresse no dia a dia

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL VivaBem

07/04/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Estresse é o sintoma comum e que traz danos diretos à saúde da pessoa, mas hábitos diários ajudam a preveni-lo
  • Entre as dicas de Solange Frazão estão técnicas de respiração para relaxar, boas noites de sono e alimentos ricos nutricionalmente

O estresse é um sintoma que muda o estado de uma pessoa de forma indescritível. Ele pode ser caracterizado por sensações de preocupação, nervosismo, irritação, medo, desconforto, frustração e indignação. Situações distintas como uma doença grave, perda de emprego ou morte de um ente querido, por exemplo, podem dar início ao estresse.

Pensando nisso e aproveitando o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, Solange Frazão listou algumas "tarefas" diárias importantes para a prevenção do estresse. Vamos lá!

1. Pratique exercícios

Os exercícios liberam bons hormônios, principalmente a endorfina que é considerada um analgésico natural e chega a ser indicada no tratamento da depressão e ansiedade, entre outros benefícios à saúde e bem-estar. Musculação, pedaladas, natação, dança, corrida e exercícios funcionais são ótimos aliados.

2. Aprenda a respirar

Reserve 10 minutos pela manhã e 10 minutos antes de dormir para respirar de olhos fechados e relaxar sua mente. Coloque suas mãos abaixo da costela, em cima do umbigo, inspire o ar pelo nariz, encha todo o tórax, tanto a parte de cima do peito quanto à parte da barriga. Depois, solte o ar pela boca até que não consiga mais soltá-lo. Faça esse movimento durante dez minutos diários sem parar. Coloque no pensamento cores claras como o azul, laranja ou rosa e mentalize muito brilho.

Outra técnica que pode ser feita ao longo do dia é respirar fundo até que você sinta os pulmões cheios e solte o ar profundamente até esvaziar por completo o ar do pulmão. Fazer essa dica simples por 4 a 5 vezes ao dia, respirando e soltando o ar por 20 vezes já é o ideal.

3. Tenha uma alimentação saudável

Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.

Alguns selecionados por Solange são:

  • Alface possui propriedade calmantes e relaxantes, além disso, ainda ajuda na insônia;
  • Couve, rúcula, brócolis, entre outras folhas verdes escuras contém ácido fólico, que ajuda a liberar a serotonina necessária;
  • Castanhas, amêndoas e nozes são oleaginosas ricas em selênio, cobre e magnésio, elementos importantes no controle do estresse;
  • Carboidratos saudáveis como o pão integral, arroz, aveia, feijão, batata-doce, mel puro, jabuticaba, uva e maçãs fazem parte deste grupo.

4. Desligue o celular à noite e por 3 horas durante o dia

É muito importante a troca do celular pela leitura de um livro ou um belo passeio. Vivemos na era digital e o abuso do uso do aparelho pode se tornar um transtorno, conhecido como nomofobia, do inglês "no mobile phobia" (medo de ficar sem o celular). O excesso não está relacionado ao tempo em que a pessoa fica no aparelho, mas aos prejuízos que a ansiedade acarreta na vida e à saúde.

5. Durma bem

Dormir mal rouba do seu corpo o descanso que ele necessita para se refazer física, mental e emocionalmente. A ansiedade inunda o organismo com adrenalina e deixa o corpo pronto para ação, o oposto que você necessita para um sono reparador. Assim, as consequências são inúmeras como aumento de peso, mal humor, maior ansiedade e estresse aumentado.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube