Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Filme de terror? Condição rara faz olho de homem desenvolver massa branca

A queloide da córnea é extremamente rara - JAMA Ophthalmology
A queloide da córnea é extremamente rara Imagem: JAMA Ophthalmology

Do UOL VivaBem, em São Paulo

06/04/2019 15h55

Parece maquiagem de filme, mas a massa branca que se formou no olho direito de um homem nos Estados Unidos, cobrindo o que seriam sua íris e pupila, é real. Segundo os médicos, a condição é resultado de uma lesão rara no no globo ocular, chamada queloide da córnea. O relato do caso foi publicado no periódico Jama Ophthalmology na quinta-feira (4).

O paciente de 74 anos contou que fez uma cirurgia de catarata no olho direito dois anos atrás. Depois, ele notou uma cicatriz em sua córnea (a superfície transparente em forma de cúpula que cobre a frente do globo ocular e protege o olho) que gradualmente engrossou nos seis meses seguintes, segundo o relatório.

Mesmo com a massa gelatinosa branca, o homem podia dizer quando os médicos moviam as mãos em frente ao seu olho, mas que sua visão era muito ruim.

Uma cirurgia foi feita para remover a massa, que foi examinada com um microscópio. Os resultados mostraram que o homem tinha um queloide da córnea, um tipo raro de lesão na córnea, de acordo com os autores do estudo, liderado pelo oftalmologista Nikolas Raufi, do Duke Eye Center, em Durham, na Carolina do Norte.

Segundo relatou o porta-voz da Academia Americana de Oftalmologia e oftalmologista da Harvard Eye Associates ao site Live Science, um queloide da córnea é um crescimento extremamente raro e anormal de tecido, assim como uma cicatriz, e ocorre, na maioria das vezes, nas primeiras três décadas de vida. De acordo com ele, em mais de um século desde que foi identificado pela primeira vez, menos de 100 casos foram relatados.

Após o procedimento para remover a lesão, o paciente disse que se sentia bem, embora ainda não conseguisse enxergar bem do olho direito. Ele também tinha um crescimento anormal de vasos sanguíneos em seus olhos, e sua córnea parecia turva. O relatório afirmou que o homem será monitorado para uma possível recorrência da lesão.

Análise mostra crescimento desordenado de tecido na área da córnea - JAMA Ophthalmology - JAMA Ophthalmology
Análise mostra crescimento desordenado de tecido na área da córnea
Imagem: JAMA Ophthalmology

Por que algumas pessoas desenvolvem condição ainda é um mistério

A Academia Americana de Oftalmologia afirma que algumas pessoas nascem com condições que podem causar o desenvolvimento de queloides da córnea em ambos os olhos. Mas a condição também pode ocorrer após uma infecção ocular ou trauma, incluindo cirurgia ocular, como a cirurgia de catarata realizada pelo paciente do relatório.

Diferente das queloides da pele, que aparece após a cura de um ferimento, a da córnea é mais rara e não se resume apenas a um problema estético. A massa que se desenvolve no olho pode prejudicar seriamente a visão, como foi o caso do homem.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube