Topo

Comer muitos doces deixa as pessoas mais agitadas? Estudo diz que não

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

05/04/2019 11h58

"Nada de comer doces à noite", dizem algumas mães, com medo que a energia fornecida pelo açúcar não deixem seus filhos dormirem.

Mas, de acordo com uma revisão sistemática de 31 estudos sobre o consumo da substância, publicada no Neuroscience & Biobehavioral Reviews, o efeito é exatamente o oposto - o açúcar nos deixa mais cansados e menos alertas.

Como o estudo foi feito

  • Pesquisadores da Alemanha e do Reino Unido revisaram 31 estudos sobre o consumo e as respostas fisiológicas para descobrir se o açúcar realmente eleva nosso humor e nos fazem sentir enérgicos.
  • Os cientistas checaram dados de cerca de 1.260 participantes adultos que tinham boa saúde mental.
  • De acordo com o resultado da análise das informações dos pacientes, a equipe chegou a conclusão que o açúcar não oferece carga de energia momentânea.
  • Os responsáveis apontaram que a análise se concentrou em adultos relativamente saudáveis, deixando em aberto a possibilidade de que indivíduos com um distúrbio de humor significativo possam se sentir diferente.

Resultados

Os pesquisadores esperam que os resultados ajudem a acabar com os mitos sobre o açúcar, além de informar a saúde pública que a substância deve ser consumida com moderação.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube