Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Incenso atrai boas energias ou pode fazer mal? Veja como usar com segurança

Denis Oliveira/Unsplash
Imagem: Denis Oliveira/Unsplash

Colaboração para VivaBem

21/02/2023 04h00

Seja para aromatizar o ambiente, repelir insetos ou —para quem acredita— trazer boas energias, os incensos têm sido usados há milhares de anos. Mas você sabia que tanto a fumaça quanto o cheiro forte podem fazer mal à saúde em casos de exposição excessiva? Caso você seja fã da prática, é importante seguir algumas dicas.

  • Isso ocorre por que a inalação de qualquer tipo de fumaça pode inflamar, progressivamente, as vias aéreas.
  • Dessa forma o organismo produz mais muco e, por outro lado, tem dificuldade de colocá-lo para fora, já que as estruturas responsáveis por esse processo são lesionadas.
  • Ainda foi comprovado que a inalação de fumaça pode levar ao desenvolvimento de doenças a longo prazo, como enfisema pulmonar e bronquite.
  • Mas a exposição tem de ocorrer com frequência, por muitas horas e em ambientes fechados.
  • O incenso pode ser usado esporadicamente sem fazer mal, desde que a pessoa não tenha nenhuma doença respiratória.

Incensos podem desencadear reações alérgicas

Segundo especialistas ouvidos por VivaBem, incensos podem desencadear reações alérgicas. O problema vai além da fumaça, chegando até a composição química dos produtos, inclusive com algumas marcas contendo benzeno e aromas sintéticos.

Por isso, quem tem algum tipo de alergia respiratória, como asma, bronquite e rinite, não deve usar incenso, para evitar crises respiratórias e piora do quadro.

Além disso, se o odor do incenso for muito acentuado pode causar alguma reação alérgica também, irritando a fossa nasal, causando dor de cabeça, enjoo e tontura em algumas pessoas, semelhante ao que acontece com a nicotina.

Mas vai depender do tipo de incenso e, como há inúmeros disponíveis no mercado, é difícil prever se causará alguma reação. Por isso, se possível faça um teste.

Ficou perto de um incenso e sentiu algum efeito colateral? Suspenda o uso.

É importante evitar a prática se você tem crianças em casa, porque elas são mais suscetíveis a reações alérgicas por conta do sistema imune ainda em desenvolvimento, especialmente nos primeiros dois anos de vida.

Dicas para usar com segurança

Os incensos em forma de vareta são mais comuns no Brasil, por conta da praticidade. Mas dê preferência para a queima de substâncias aromáticas in natura (desde ervas secas, resinas, madeiras a sementes naturais), porque elas tendem a ser menos tóxicas.

Para evitar acidentes, o incenso deve ser aceso em ambientes arejados, longe do alcance das crianças e dos animais e apenas quando houver alguém por perto.

Queimar cascas de limão e laranja, assim como varetas à base de outros cítricos, por exemplo, são bons para eliminar maus odores. Já os feitos com a planta citronela são ótimos repelentes.

Fontes: Luiz Fernando Pereira, pneumologista e coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia); Meire Komatsu, alergologista de São Paulo; Emília Kiyohara, aromaterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia; e Sylvia de Seganttini, aromaterapeuta.