Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Brasileiros que bebem consomem 27% mais álcool do que a média mundial

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/03/2019 15h12

Resumo da notícia

  • Brasil tem redução no consumo de álcool, mas ainda enfrenta alguns desafios na quantidade de doses consumidas
  • Segundo o relatório do Cisa, consumo de álcool per capita diminui em 11%, mas o consumo médio ainda é 27% maior do que a média mundial
  • Metade dos estudantes de 13 a 15 anos já bebeu pelo menos uma vez na vida e número é maior entre as meninas

Um panorama publicado nesta terça-feira (26) pelo Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) mostrou como o álcool impacta na saúde dos brasileiros.

Segundo dados do Relatório Global sobre Álcool e Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está acima da média mundial de consumo per capita de 6,4 L/ano. E considerando apenas as pessoas que bebem, o consumo médio do brasileiro é de 3 doses por dia --27% maior que a média na região das Américas e no mundo, que equivalem a 2,3 doses diárias.

No entanto, houve uma redução de 11% no consumo de álcool per capita no país em seis anos --de 8,8 litros em 2010, para 7,8 litros, em 2016. Os resultados da diminuição mostram que o brasileiro deixou de beber cerca de 1 dose (o equivalente a uma lata de cerveja de 350 ml, ou uma taça de vinho de 150 ml ou uma dose de bebida destilada de 45 ml).

Abuso eventual de álcool também cresce no país

A pesquisa mostrou ainda que país precisa reduzir o beber pesado episódico (BPE), que segundo a OMS, é o consumo de 60 gramas ou mais de álcool puro em pelo menos uma ocasião no último mês, hábito que se enquadra no uso nocivo de álcool, por trazer grandes riscos de prejuízos imediatos. O BPE aumentou cerca de 12,7% em 2010 para 19,4% em 2016 na população brasileira, especialmente entre as mulheres.

"Informações locais confiáveis são essenciais para a elaboração de políticas públicas efetivas. Esperamos, com esse trabalho, contribuir com a construção do conhecimento e incentivar a ampliação de pesquisas científicas e de medidas educativas alinhadas com a meta da OMS de redução de uso nocivo de álcool", ressalta Arthur Guerra, psiquiatra e presidente executivo do CISA e responsável pelo projeto.

Consumo de bebidas entre jovens

Um dos pontos abordados pelo panorama foi o consumo de álcool entre os adolescentes. De acordo com o Cisa, um dos maiores desafios é diminuir o consumo da bebida entre os jovens, de 13 a 15 anos, especialmente entre as meninas.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Escolar de 2015 apontam que o uso precoce de bebidas alcoólicas entre estudantes do nono ano aumentou de 50,3% para 55,5% em três anos, sendo que a idade média com que as meninas começaram a experimentar as bebidas é de 12,5 anos.

Quando o álcool é nocivo?

Para quem abusa da bebida, há consequências sociais e de saúde - tanto para o consumidor como para as pessoas próximas a ele e para a sociedade em geral - ou quando o padrão de uso está associado a maior risco de danos à saúde.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube