Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Como governo sabe se pessoas têm diabetes se nem elas sabem? Tweet responde

Twitter/ Divulgação
Imagem: Twitter/ Divulgação

Do UOL VivaBem, em São Paulo

25/03/2019 19h14

Você já se perguntou como o governo ou outro órgão oficial consegue estimar quantas pessoas possuem uma doença? Calma. Sei que a pergunta parece um pouco confusa, mas foi justamente o que avó do João questionou.

Em um tweet, o rapaz soltou a dúvida:

Em resposta ao questionamento feito pelo moço, que também estava perdido tanto quanto sua vó, um internauta explicou que essa estimativa é feita por meio de estatísticas.

A pergunta era uma brincadeira, mas realmente alguns internautas não sabiam a resposta e ficaram felizes com a informação. Além de comentar sobre a perspicácia da avó.

Teve também quem entrou na onda e disse que a avó já estava prevendo quantidade de pessoas que teriam a doença daqui 30 anos.

Mas a resposta é essa mesma. Por extrapolação estatística, o governo sabe quantos por cento da população tem uma doença e sabe aquelas que se tratam. A partir daí dá para ter uma ideia de quantas pessoas têm a doença e não sabem. Mas, infelizmente, não dá pra avisar quem tem. O que dá é para alertar para os sintomas, abaixo explicamos melhor:

O que é diabetes

O diabetes pode ter duas causas diferentes: nos pacientes com diabetes tipo 1, o organismo deixa de produzir insulina, o hormônio que leva a glicose para dentro das células, para que o açúcar seja usado como combustível. Já em pacientes com diabetes tipo 2, o organismo não produz quantidade suficiente de insulina ou não consegue empregar o hormônio produzida de forma adequada.

Sintomas de diabetes

Os sinais mais comuns, associados ao excesso de açúcar no sangue, são:

- Sede excessiva
- Fome excessiva
- Aumento da frequência urinária
- Infecções frequentes (como de bexiga ou pele)
- Fadiga
- Visão turva
- Perda de sensibilidade ou formigamento nos pés ou nas mãos
- Feridas que demoram muito para cicatrizar
- Perda de peso sem razão aparente

No diabetes tipo 1, as manifestações surgem rápido. Já no tipo 2 a evolução pode levar anos. Muitas vezes não há sintomas ou eles são tão leves que a pessoa só descobre a doença quando já existe alguma complicação.

Informações retiradas de matéria publicada no dia 24/07/2018.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube