Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Bruna Linzmeyer usa babosa para secar espinha no rosto; planta funciona?

Tratamento caseiro com babosa funciona só em quadro leves - Reprodução/Instagram
Tratamento caseiro com babosa funciona só em quadro leves Imagem: Reprodução/Instagram

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

25/03/2019 20h44

Resumo da notícia

  • Atriz diz que usa babosa para tratar espinhas do rosto e hidratar pele
  • Planta tem efeito antioxidante, mas não é indicada para acnes severas
  • Para quem tem espinhas em grau leve, a gosma da planta pode ser aplicada todos os dias durante o período noturno

Em entrevista à revista Glamour, a atriz Bruna Linzmeyer, 26, disse que recorre a uma solução caseira quando quer "tirar" alguma espinha do rosto. "Adoro comprar babosa, descascá-la e passar aquele gel no rosto. O efeito é maravilhoso e muito curioso --se você está com espinhas, ela seca a inflamação na hora; e, quando a pele está ressecada, ela hidrata superbem", contou.

Não é de hoje que ouvimos que a babosa pode ser usada para hidratar a pele e os cabelos. Mas será que a planta realmente age contra a acne? Depende...

Por ser fonte de nutrientes e possuir ações oxidantes e anti-inflamatórias, o vegetal pode, sim, ser usado no tratamento de acnes leves, como no caso de Bruna, que não possui uma pele com muitas espinhas e marcas. No entanto, quando a acne é severa, a planta não é indicada e pode ter até efeito contrário.

"Além de não retirar as espinhas, ela pode provocar um excesso de oleosidade na pele, facilitando o aparecimento de mais espinhas. Nesses casos, o ideal é usar cosméticos apropriados", alerta Caio Lamunier dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Além disso, o especialista ressalta que durante a adolescência, fase em que os jovens costumam sofrer mais com o problema, o tratamento com a planta não funcionará e o mais indicado são os remédios.

Como usar babosa para tratar acne leve

O recomendado é extrair a "baba" que sai da planta e aplicá-la no rosto, massageando bem e deixando-a na pele por até cinco minutos. Nunca durma com a "gosma" e retire o produto depois do tempo indicado. Além de diminuir a inflamação, a planta também agirá como hidratante natural.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube