Topo

O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


O poder dos alimentos

Passa o dia todo sentado? Invista em alimentos como carnes e banana

Raquel Drehmer

Colaboração para o UOL VivaBem

22/03/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Ficar o dia todo sentado com as pernas para baixo pode causar inchaços e dores nos membros inferiores
  • Fazer uma parada de 15 minutos a cada três horas de viagem para esticar as pernas é essencial para estimular a circulação e evitar esses males
  • Frutas, saladas, ovo cozido e carne grelhada e oleaginosas são os melhores alimentos para melhorar a circulação de quem fica muito tempo parado

Para que todos os órgãos e sistemas funcionem adequadamente, o sangue precisa circular pelo corpo em um ritmo que acompanhe o bombeamento do coração. Quando estamos em pé, deitados ou em movimento e não existem problemas no sistema circulatório, isso é natural. Quando sentamos, porém, o trânsito sanguíneo pode ser afetado --especialmente se a posição for mantida por muitas horas.

A complicação está no retorno do sangue dos pés para o coração. Na passagem da panturrilha para a parte superior do corpo, a circulação fica mais lenta ao tentar transpor, contra a gravidade, o obstáculo do joelho dobrado. Resultado: pés, tornozelos e pernas inchados, dores nos joelhos, cãibras nas panturrilhas e risco de trombose venosa.

Para evitar esses problemas quando se fica muito tempo parado, a recomendação médica é fazer uma parada a cada três horas para esticar as pernas por pelo menos 15 minutos. E a alimentação pode ajudar também.

Apresentamos alimentos benéficos e o que é melhor evitar. A lista foi elaborada com a ajuda do angiologista Bruno de Lima Naves, vice-presidente e coordenador do Departamento Científico de Doenças Venosas da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), do nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), e da nutricionista Fabiana Poltronieri, coordenadora da Comissão de Ética do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região).

Coloque no prato

Maçã - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Maçã e outras frutas
Maçã, pera, nectarina e pêssego são algumas das melhores frutas para manter o corpo hidratado durante o trajeto sem que haja a urgência de ir ao banheiro causada pela ingestão de muita água, suco ou chá. A hidratação ajuda a minimizar inchaços e cãibras causados pela posição sentada.

Banana - iStock - iStock
Imagem: iStock

Banana
Riquíssima em potássio, é a fruta ideal para evitar as cãibras que podem ser causadas pelo excesso de ácido lático, que fica armazenado nos músculos das panturrilhas após a prática de exercícios ou atividades mais intensas - elas ocorrem especialmente quando o corpo está parado.

Salada, prato cheio - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Salada de legumes
Os legumes como beterraba, pepino, cenoura, entre outros, são hidratantes, nutritivos e de armazenamento funcional, auxiliando na prevenção de inchaços nas pernas, tornozelos e pés.

Dieta do Ovo - iStock - iStock
Imagem: iStock

Ovo cozido
O ovo cozido é rico em ômega 3 e vitamina E, que são anti-inflamatórios e antioxidantes e previnem a coagulação, o que minimiza o risco de trombose.

pessoa cortando carne - Getty - Getty
Imagem: Getty

Carne grelhada
A carne é fonte de mioglubina, substância que facilita o transporte de oxigênio pelos músculos e evita inchaços.

castanhas, oleaginosas - iStock - iStock
Imagem: iStock

Oleaginosas
Alimentos como castanhas, amêndoas ou nozes são ricos em magnésio e potássio, evitam as cãibras --a ausência deles no organismo facilita a contração rápida e dolorida dos músculos.

Evite comer

Bacon P&B - iStock - iStock
Imagem: iStock

Frituras e comidas gordurosas
Têm digestão extremamente lenta e prejudicam a função dos sistemas circulatório e linfático, acarretando em inchaços nos tornozelos e nos pés.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

O poder dos alimentos