Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sam Smith fez lipoaspiração aos 12; jovem pode realizar cirurgia plástica?

Ator revelou que aparência afetava humor todos os dias - Instagram/ Divulgação
Ator revelou que aparência afetava humor todos os dias Imagem: Instagram/ Divulgação

Priscila Carvalho

Do Uol VivaBem, em São Paulo

19/03/2019 20h05

Resumo da notícia

  • Cantor fez lipoaspiração para retirar excesso de mamas
  • O artista disse que sofreu muito bullying e problemas com o corpo nesta fase
  • Sam sofria com ginecomastia, condição que é caraterizada pelo aumento das glândulas mamárias
  • Condição pode ser tratada com cirurgia plástica, mas procedimento só é indicado em situações de queixas constantes

O cantor Sam Smith revelou nesta semana que realizou uma lipoaspiração nas mamas aos 12 anos de idade. A declaração foi feita durante o programa I Weigh, da atriz Jameela Jamil.

O artista disse que na época sofreu bullying e desde os oito anos de idade enfrentou inseguranças com o corpo. "Estava afetando meu humor e minha vida todos os dias", contou.

Assim como Smith, é muito comum que meninos na fase de puberdade sofram com a ginecomastia, condição que é caraterizada pelo aumento das glândulas mamárias. O problema geralmente é causado pelo desequilíbrio hormonal e transição da adolescência para fase a adulta.

Segundo Wendell Uguetto, cirurgião plástico do do Hospital Israelita Albert Einstein, em boa parte dos casos, as mamas podem desaparecer naturalmente, mas se isso não ocorre depois de aproximadamente um ano, a cirurgia reparadora é indicada caso a condição gere muito desconforto no jovem.

A lipoaspiração com a finalidade de corrigir o excesso de tecido mamário em meninos só deve ser feita se o problema afeta a rotina e ele é vítima de bullying e pressão constante dos colegas.

Adolescente pode fazer cirurgia plástica?

Seja pela opinião dos amigos, seja pelos padrões de beleza, o número de adolescentes que estão procurando cirurgias plásticas tem crescido nos últimos anos, de acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

No Brasil, não existe uma norma ou lei que proíba a realização de qualquer procedimento em jovens. Porém, Uguetto recomenda que a técnica só seja feita quando o adolescente está na fase final da puberdade, entende o processo e tem consciência que os cuidados no pós-operatório são importantes.

Se for possível, o ideal mesmo é aguardar até os 18 anos, idade em que o adolescente já consegue entender melhor a finalidade de cada cirurgia e o organismo já se desenvolveu por completo.

Mas se a vontade for motivada antes dessa idade, vale lembrar que qualquer procedimento de cunho estético deve ser feito mediante autorização dos pais ou responsáveis.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube