Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Tem uma tarefa difícil para realizar? Estudo diz que respirar fundo ajuda

Inspirar ajuda na concentração - iStock
Inspirar ajuda na concentração Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/03/2019 16h19

Resumo da notícia

  • Pesquisadores mediram o fluxo aéreo nasal e fizeram exames de eletroencefalograma nos participantes durante várias tarefas cognitivas não olfativas
  • Os resultados mostraram que as pessoas que respiram fundo antes de alguma tarefa têm uma alteração no cérebro que estimula a concentração
  • Nos testes, os voluntários que inspiravam antes de iniciar uma atividade tinham melhor desempenho

Uma pesquisa publicada no periódico Nature Human Behavior revelou que inspirar fundo ao realizar uma tarefa aumenta o desempenho. Segundo os cientistas, os resultados mostraram que a performance em uma tarefa foi aumentada durante a inspiração dos voluntários e reduzida durante a expiração.

Ao analisarem os cérebros dos participantes em exames de eletroencefalograma, os pesquisadores descobriram que o órgão processa o mesmo estímulo de maneira diferente durante a inspiração ou expiração.

Como o estudo foi feito

  • Três experimentos foram realizados para o estudo. Em todos, indivíduos tiveram de fazer alguma tarefa enquanto a respiração era medida e os seus cérebros eram analisados por meio de exames de eletroencefalograma.
  • Ao compararem os resultados, os pesquisadores concluíram que, quando os participantes inalaram antes de executar alguma tarefa, houve uma alteração nas ondas cerebrais.
  • Segundo os cientistas, isso mostra que a inspiração ajuda o cérebro a ficar mais focado no que está prestes a acontecer.

Como ter maior concentração

Diversos estudos já mostraram que praticar o mindfulness também pode ajudar a ter mais foco e concentração. A técnica é como se fosse uma musculação do cérebro. Com a prática, é possível notar melhora na regulação atencional, emocional e de conduta. Isso porque esse treino fortalece os circuitos cerebrais no córtex pré-frontal que são responsáveis por foco e concentração. Assim, pessoas que praticam a atenção plena tendem a ter essa região cerebral mais fortalecida.

O conceito de atenção plena vem na contramão do ser humano multitarefas. Estudiosos da técnica nem acreditam que tenhamos esse poder, já que sempre acabamos estafados e doentes. "Mudamos o foco de atenção ainda mais rápido do que já mudamos outrora --o que causa um gasto energético e gera cansaço. Assim, podemos perder até 40% da produtividade quando executamos muitas funções ao mesmo tempo", diz o médico Marcelo Demarzo*, coordenador do Mente Aberta, o Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

*Fonte consultada em matéria do dia 07/03/19.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube