Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Bebidas açucaradas estão relacionadas a maior risco de morte, diz estudo

Água, chás e sucos naturais são consideradas opções melhores para a saúde - ablokhin/iStock
Água, chás e sucos naturais são consideradas opções melhores para a saúde Imagem: ablokhin/iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/03/2019 11h20

Resumo da notícia

  • Pesquisadores apontam associação entre a ingestão de bebidas açucaradas e um risco aumentado de doença cardiovascular e outras causas de morte.
  • Bebidas com adoçantes também foram consideradas como possivelmente prejudiciais, mas mais estudos são necessários para confirmar a relação

Ingerir bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos de caixinha frequentemente pode aumentar o risco de morte por doenças cardiovasculares e, em menor grau, de diferentes tipos de câncer, de acordo com uma nova pesquisa da revista científica Circulation.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores examinaram dados de 37.716 homens e 80.647 mulheres da organização Nurses' Health Study.
  • Foram considerados fatores dietéticos, atividade física e índice de massa corporal para observar especificamente se algum efeito na saúde estava vinculado a bebidas açucaradas.
  • Os cientistas também examinaram a associação entre beber bebidas adoçadas artificialmente e as taxas de mortalidade dos grupos estudados.

Resultados

Entre os participantes do estudo, os pesquisadores afirmaram que o risco de morte aumentou à medida que as pessoas bebiam mais bebidas açucaradas.

Além disso, a substituição de uma bebida açucarada por dia por uma bebida artificialmente adoçada foi associada a um risco ligeiramente menor de morte, mas beber quatro ou mais doses de bebidas adoçadas artificialmente por dia também foi associado a maior risco de morte entre as mulheres.

De acordo com os cientistas, a segunda descoberta não é considerada certeira e precisa ser confirmada com pesquisas adicionais.

Os responsáveis acreditam, no entanto, que a troca (do açúcar para o adoçante) pode ser benéfica para que as pessoas se acostumem a sentir menos sabores adocicados em bebidas até que possam fazer uma transição para a água -- a opção mais saudável para o organismo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube