Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que minha cabeça dói quando tomo sorvete ou consumo algo gelado?

Gabriela Ingrid

Do UOL VivaBem, em São Paulo

12/03/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Consumir bebidas e alimentos gelados pode causar dores de cabeça por estimular um gânglio chamado esfenopalatino
  • Ele fica em contato com a região nasal e

Apesar de parecer que o seu cérebro está congelando, esse incômodo ao ingerir bebidas e alimentos gelados nada mais é do que uma dor de cabeça, que pode ser conhecida como "cefaleia do sorvete".

O rosto tem um gânglio chamado esfenopalatino, que fica em contato com a região nasal. Um estímulo interno a esse gânglio, como beber água gelada ou tomar sorvete, ou externo, como nadar no mar gelado, transmite essa sensação de temperatura baixa para o esfenopalatino, que por sua vez tem muitos nervos, fazendo com que você sinta dor.

Infelizmente a dorzinha chata não tem tratamento. O único jeito de evitá-la é justamente fugir de sorvetes, bebidas geladas ou mergulhos em águas de temperaturas muito baixas. Mas se você for um fã de gelo, não se preocupe, essa dor de cabeça não faz mal e desaparece cerca de 5 minutos após a remoção do item gelado.

Fontes: André Mansano, médico especialista no tratamento de dor crônica e intervencionista da dor na Singular --Centro de Controle de Dor, em Campinas (SP), e no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP); José Geraldo Speciali, neurologista especialista em dor, membro da SBED (Sociedade Brasileira do Estudo da Dor).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube