Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Dormir mal nos deixa mais antissociais e socialmente isolados, diz estudo

GETTY IMAGES
Imagem: GETTY IMAGES

Do UOL VivaBem, em São Paulo

12/03/2019 12h34

A falta de um sono de qualidade pode contribuir para uma série de problemas mentais e físicos: de acordo com pesquisas, dormir mal pode causar problemas como o aumento de risco de diabetes, aumento de dores crônicas e uma pior a vida sexual.

Uma pesquisa recente da University of California, publicada na revista Nature Communications, ligou a privação do sono a outro efeito: o isolamento social. As descobertas indicam que sofre com a perda de sono não se sentem tão bem em interagir com outras pessoas, além de que tendem a parecer socialmente desagradáveis.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores recrutaram 18 adultos saudáveis, que foram divididos em dois grupos. Enquanto o primeiro grupo dormiu uma noite normal, o segundo precisou ficar acordado durante a noite.
  • A equipe usou imagens cerebrais feitas por meio de ressonância magnética funcional e fez avaliações padronizadas do estado de solidão de uma pessoa e testes inovadores para ver se a privação de sono estava ligada à retirada social.
  • No primeiro estágio do estudo, os cientistas monitoraram a atividade cerebral dos participantes enquanto assistiam a vídeos curtos descrevendo indivíduos com uma expressão neutra caminhando em direção ao espectador.
  • Os participantes tiveram a opção de parar o vídeo quando sentiram que a pessoa na tela estava chegando perto demais. Isso permitiu que os pesquisadores avaliassem os níveis de conforto dos participantes com a proximidade social.
  • Os pesquisadores observaram que os indivíduos privados de sono eram mais propensos do que seus colegas bem descansados a manter as pessoas à distância, parando os vídeos entre 18 a 60% antes.

Resultados

Os exames do cérebro revelaram que aqueles que dormiram menos também apresentavam atividade aumentada em um circuito cerebral que se acende quando percebemos uma presença ameaçadora. Além disso, de acordo com os cientistas, o grupo tinha níveis mais baixos de expressões emocionais.

Segundo os responsáveis, os resultados sugerem que a perda de sono prejudica a capacidade de uma pessoa avaliar corretamente situações sociais, tornando o indivíduo mais propenso a se afastar de contextos sociais.

"Talvez não seja coincidência que as últimas décadas tenham visto um aumento acentuado na solidão e uma diminuição igualmente dramática na duração do sono", afirmou Eti Ben Simon, principal autor do estudo.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube