Topo

Tomar água com canela em jejum pela manhã emagrece? Não é bem assim

iStock
Imagem: iStock

Chloé Pinheiro

Colaboração para UOL VivaBem

11/03/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Beber água com canela ao acordar não é capaz de, sozinha, ajudar a emagrecer
  • A mistura é saudável e pode ajudar a trazer saciedade, mas deve ser aliada a uma dieta saudável
  • A água com canela não acelera o metabolismo o suficiente para perder peso e não há comprovação de que controle a glicose

Beber um copo de água com canela todos os dias logo ao acordar é a nova promessa da internet para perder peso e obter vários outros benefícios para a saúde. O UOL VivaBem investigou o que é verdade nessa afirmação e, adivinha: há uma boa parte de exagero nas alegações. 

A especiaria é, de fato, um ingrediente nutritivo e que faz bem à saúde, só que não há evidências científicas para afirmar que ela por si só é capaz de emagrecer --processo que depende de quantas calorias comemos, gastamos e tantos outros fatores. O que não quer dizer que ela não dê uma ajudinha na manutenção de peso, como complemento em uma alimentação equilibrada. 

Ao consumir a canela logo cedo, seja a versão em pau saborizando a água ou em pó, as fibras presentes na especiaria podem colaborar para o funcionamento do intestino e para a sensação de saciedade. A água pura tem efeitos semelhantes, aliás, além de garantir a hidratação necessária ao organismo que passou horas à seco. 

O hábito é, portanto, saudável, mas nem sempre diminui a fome. Por exemplo, em pessoas com alguma compulsão alimentar, que tendem a ter o estômago aumentado, é mais difícil que a ingestão de água promova saciedade, pois é a dilatação que ela provoca no estômago é uma das responsáveis por isso.

Outros benefícios para o peso e corpo são controversos, como explicamos a seguir.

É termogênica? 

Água com canela e pera - iStock - iStock
Imagem: iStock
Termogênico é o alimento que supostamente faz o corpo produzir calor e, assim aumenta o gasto energético e facilita o emagrecimento. A canela é uma das integrantes dessa lista junto com chá verde, pimenta, café e tantos outros. Só que nenhum alimento é capaz de aumentar o metabolismo a ponto de queimar mais calorias do que as ingeridas pela comida. 

Eles até podem elevar o consumo de energia do corpo, mas de uma maneira temporária e discreta, que pouco importa no balanço geral no final do dia. Anote aí o único termogênico reconhecido pela ciência: a atividade física regular, que aumenta a massa magra do corpo. Com ela, o metabolismo anda mais rápido de verdade. 

Ajuda a diminuir a glicose no sangue?

Outro feito atribuído à canela é o controle da chegada do açúcar no sangue depois da refeição, evitando os picos que levam ao disparo de insulina e ao ganho de peso. Alguns estudos nesse sentido são positivos, mas ainda há controvérsias, pois outras pesquisas mostram que não há influência significativa da canela na glicose. Assim, a ciência não bateu o martelo sobre o assunto. 

A quantidade e o tipo de canela também importam. Existem diversas espécies, com diferenças consideráveis em termos de compostos bioativos. E aqui no Brasil sequer conseguimos saber qual espécie estamos comprando. Fora que não dá para apostar na canela para diminuir a glicose em circulação se você for comer um doce ou um pão branco. Aí não tem especiaria que segure a descarga de açúcar na corrente sanguínea. 

Para diabéticos, fica o alerta: como é provável que a canela influencie na ação da insulina, o ideal é não tomar grandes quantidades dela com o objetivo de controlar a doença. Há risco de desequilíbrios e a possibilidade de ter que ajustar os medicamentos. E tenha em mente que a concentração de compostos presentes em uma água com canela em pau ou em pó está bem aquém do necessário para obter qualquer efeito terapêutico em seu consumo. 

Benefícios da canela

Água com canela - iStock - iStock
Imagem: iStock
Ela pode até não ser remédio ou solução para perder peso, mas certamente há benefícios para a saúde em seu consumo. Por exemplo, o sabor da especiaria dá um toque doce a bebidas que normalmente seriam açucaradas. Como tem baixo teor calórico e nada de gordura, ela pode ser uma alternativa mais saudável ao açúcar de mesa. 

A especiaria de origem asiática ainda contém substâncias antioxidantes, que atenuam a ação dos radicais livres por trás de doenças e do envelhecimento. Outro benefício conhecido é o de melhorar dores menstruais --alívio observado em alguns estudos por conta da ação anti-inflamatória e vasodilatadora da canela. Mas, de novo: esse efeito é discreto, então não adianta se valer dela se as cólicas forem intensas ou outras doenças estiverem presentes, como endometriose ou síndrome dos ovários policísticos. (Se você não tiver esses quadros, pode pegar essas dicas que ginecologistas usam com suas próprias cólicas).

Cuidados ao consumir

Exagerar na canela pode trazer efeitos colaterais importantes, como diarreia, gases, toxicidade ao fígado, desconforto gástrico e reações alérgicas. Ela também pode provocar irritação de mucosa, então pessoas que estão suscetíveis a ter gastrite ou refluxo podem se sentir mal depois de consumir. 

Gestantes e hipertensos podem consumir canela, desde que a quantidade não ultrapasse 3 g, o equivalente a uma colher de chá rasa ao dia de canela em pó, ou 3 xícaras do chá feito com a canela em pau. Essa quantidade, aliás, é considerada segura para consumo por todos. Moral da história: a água com canela está liberada, mas não espere que ela fará milagres pela sua saúde. 

Fontes: Andreia Esquivel, nutricionista da clínica CEDIG, em São Paulo, e consultora e colaboradora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas, do Sindicato dos Nutricionistas e da Associação Paulista de Nutrição; Marcela Voris, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran); Carolina Sartori, nutricionista.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube