Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que acontece se não tirar o siso? Quando voltar a comer após a cirurgia?

Tempo de recuperação após tirar o siso varia de acordo com cada quadro, mas geralmente é de sete dias - skynesher/iStock
Tempo de recuperação após tirar o siso varia de acordo com cada quadro, mas geralmente é de sete dias Imagem: skynesher/iStock

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

06/03/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Como nasce por último, o dente do siso pode ficar mal posicionado e sua erupção tende a gerar dor
  • Se o dente estiver semi-incluso, pode favorecer o acúmulo de alimentos e bactérias que geram infeções e odor ruim
  • Quando o siso está bem posicionado, não é necessário retirá-lo
  • Dependendo da posição dos dentes e complexidade da operação, é possível remover os quatro dentes em uma única cirurgia

O dente do siso pode causar muita dor de cabeça --literalmente. Por nascer por último e muitas vezes ficar mal posicionado, sua erupção tende a gerar inflamações, dores fortes, como enxaqueca, e até febre.

Apesar de comum, ainda existem diversas dúvidas em torno do siso --várias pessoas só aprendem a informação maravilhosa de que os pacientes tomam muito sorvete nos dias após a cirurgia. Então, se você está prestes a passar por uma operação ou quer descobrir se é necessário realizá-la, confira as repostas para seis dúvidas comuns sobre o "dente do juízo".

1 - Todas as pessoas têm dentes do siso?

Não. O normal é que se forme os quatro dentes do siso, mas em alguns pacientes eles se formam mas não nascem, dependendo muito do espaço e da direção em que o dente está erupcionando. Muitas pessoas têm a formação de menos dentes ou até de nenhum, o que é chamado de agenesia e não indica nenhum problema de saúde. 

2 - Consigo ver se meus dentes do siso nasceram?

Nem sempre é possível observar visualmente se os dentes do siso estão presentes, já algumas vezes ele ficam inclusos ou têm obstáculos no caminho da erupção. Assim, muitas pessoas só descobrem que têm um siso por notar o começo da erupção ou até por sentir dores. O modo mais seguro de confirmar se o dente está lá é por exame clínico com dentista ou radiografia panorâmica.

3 - Por que o dente do siso pode causar dor?

Além do rompimento da gengiva, o dente do siso pode estar semi-incluso (quando está inclinado), fazendo com que a gengiva muitas vezes cubra parte do dente e ocasionando o acúmulo de alimentos e bactérias que podem gerar inflamações e até odor ruim na boca. 

O paciente pode experimentar, por exemplo, inflamação gengival conhecida como pericoronarite e sentir dor ao mastigar. Além disso, se o siso estiver dividindo o espaço com outro dente, sua erupção pode gerar dores relacionadas à compressão. 

#SemFrescura: vale escovar o dente só quando acordamos?

UOL Notícias

4 - É sempre necessário retirar o siso? O que acontece se não fizer isso?

Nem sempre é recomendado retirar o siso. Se ele estiver bem posicionado não tem essa necessidade. 

A remoção só é indicada quando o dente está semi-incluso, destruído por cárie, com algum problema periodontal (quando a inflamação acomete o osso), se está fazendo algum tipo de compressão que pode estar absorvendo o dente da frente ou quando há cisto. 

Se a cirurgia não for realizada em casos de necessidade, a presença do siso pode gerar problemas ósseos e desalinhar os dentes, além de fazer com que o paciente continue sentindo dores. 

5 - Quantos dias após a cirurgia posso comer alimentos sólidos? E realizar exercícios físicos?

Se a cirurgia correr sem complicações, a recuperação costuma ser rápida, mas cada paciente reage de uma forma diferente. 

A alimentação sólida pode ser retomada no terceiro dia, com o cuidado de mastigar do lado contrário à extração. Nos dois primeiros após a cirurgia, o melhor é consumir apenas alimentos gelados e pastosos --essa é a parte de retirar o siso que muitas pessoas adoram: passar o dia comendo apenas sorvete! Na sequência entram alimentos pastosos e mornos, como sopas. 

Sobre os treinos, a recomendação geral é evitar fazer exercícios e frequentar locais de muito calor nos primeiros dias. O paciente só deve voltar a realizar atividades físicas leves após a retirada dos pontos --que geralmente ocorre depois de sete dias.  

6 - Posso extrair mais de um dente em uma única cirurgia?

Tudo depende da complexidade e da posição que os dentes do siso estão. É possível retirar os quatro em uma única cirurgia, com a vantagem de que o paciente só precisará passar pelo procedimento e período de recuperação uma vez.

No entanto, para que a recuperação não seja tão complicada, geralmente recomenda-se extrair dois dentes do siso por cirurgia, sendo um superior e um inferior do mesmo lado e, só depois remover os outros dois.

Fontes: Luciane Kraul, dentista mestre pela USP (Universidade de São Paulo); Fernando Peixoto Soares, mestre e doutor em periodontia pela USP; e Murilo Perrella, dentista da Clínica Perrella .

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube