Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Garoto francês traz sarampo de volta à Costa Rica; saiba como se proteger

Natali_Mis/iStock
Imagem: Natali_Mis/iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

01/03/2019 13h51

Resumo da notícia

  • Menino francês reintroduziu o sarampo na Costa Rica
  • Vacinação é a única forma de prevenção
  • Segundo a OMS, esse vírus provocou a morte de 89 crianças em todo o mundo em 2016

Ao viajar para Costa Rica, um garoto francês de cinco anos reintroduziu o sarampo no país. Até 2006, o local não registrava nenhum caso autóctone (ou seja, de transmissão local) e nenhum importado desde 2014. O menino chegou ao país no dia 18 fevereiro.

Para evitar a proliferação da doença, as autoridades do país realizaram um plano de ação para evitar que o sarampo se espalhe entre a população. De acordo com autoridades locais, a criança e sua família foram isoladas por um período de sete dias em um hospital na cidade de Puntarenas e mantidas sob forte esquema de controle: ventilação isolada, pressão negativa, acesso restrito e cuidados médicos protocolados.

Depois de passarem pelo período de quarentena, o governo da Costa Rica informou que a criança não tinha as vacinas contra o sarampo. À equipe de saúde do hospital, os pais do garoto informaram que alguns amigos do filho também estavam com a doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o intervalo entre a exposição ao vírus e aparição das erupções (bolinhas vermelhas) na pele de 7 a 18 dias. Veja tudo sobre sarampo, como sintomas e tratamentos.

É importante se vacinar

Apesar do caso ter acontecido na Costa Rica, os cuidados no Brasil são importantes para que a reintrodução de doenças não ocorra aqui também. Esse ano, o Ministério da Saúde fez um alerta especial, pois o Carnaval é um período atrativo para turistas estrangeiros de áreas com alta transmissão da doença*.

Fora que o sarampo ainda não é uma doença erradica no Brasil. O sarampo é um problema grave e, por isso, não deve ser negligenciado. No Brasil, no passado, estados como Roraima e Amazonas tiveram surtos da doença. Segundo a OMS, esse vírus provocou a morte de 89 crianças em todo o mundo em 2016.

Por ser altamente contagioso, a melhor forma de se proteger da doença é tomando a vacina, que é gratuita e tem eficácia em de 97%. Mas se engana quem acredita que a doença atinge somente crianças. O problema também atinge adultos e por isso manter a vacinação, principalmente nesta época de carnaval, é importantíssimo.

* Dados de matéria publicada no dia 26/02/2019

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube