Topo

Alimentos que curam câncer? Cartilha do Inca desmente mitos sobre a doença

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/02/2019 14h45

Resumo da notícia

  • INCA lançou cartilha combatendo boatos sobre alimentos que curam o câncer
  • Carboidratos não alimentam tumor
  • Chá de graviola não cura câncer

Se você está tratando um câncer ou conhece algum paciente em tratamento, com certeza já ouviu alguma vez na vida pessoas dando dicas sobre dietas e alimentos que curam a doença. Muitas vezes, por causa da saúde abalada, pacientes e familiares acabam recorrendo a essas informações que, na maioria das vezes, são falsas e podem até prejudicar a saúde do paciente.

Como a prática já virou muito comum, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) resolveu criar uma cartilha para desmentir as fake news da saúde. Abaixo, mostramos os mitos abordados e como a cartilha os desmistifica cada um deles: 

1. Carboidratos alimentam o tumor

A principal função dos carboidratos é fornecer energia (glicose) para as células. Quando uma pessoa deixa de consumir esse macronutriente, o organismo encontra outros meios de gerar glicose, por exemplo, usando proteínas dos músculos. Um dos efeitos é a perda de peso e massa magra. Por isso, o fato de o tumor também utiliza a glicose como fonte de energia não pode ser justificativa para retirar os carboidratos da alimentação. Pacientes que estão em tratamento devem investir em uma alimentação rica em itens frescos, grãos, cereais, frutas e verduras. 

2. Comer carboidratos piora resultados da quimioterapia 

Não há estudos nem evidência científica que comprovem que cortar o macronutriente mata o tumor em humanos. O recomendado pelos médicos é que pacientes que sofram com a doença evitem alimentos ultraprocessados e invista em comidas saudáveis. 

3. Proteínas de origem animal devem ser cortadas

O tratamento do câncer muitas vezes pode levar à perda muscular. Por isso é importante consumir diversas proteínas para manter seus músculos saudáveis. Eles são responsáveis a toxicidade do tratamento, reduzindo os efeitos colaterais.

4. Cogumelo do sol, graviola e chá de graviola curam o câncer

Esqueça essa história de alimentos curam o câncer, pois alimentos como a graviola e o cogumelo do sol não farão isso sozinhos ou milagrosamente. Como já falamos acima, pacientes que sofrem coma doença devem seguir uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, feijões e oleaginosas. Uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do tumor. Invista em um prato colorido: quanto mais cor estiver no seu prato, as defesas do seu corpo estarão mais fortalecidas. 

SIGA VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube