Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


Ciência descobre ligação genética entre envelhecimento e doenças crônicas

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

23/02/2019 04h00

Resumo da notícia

  • A população tem vivido mais, mas isso significa que enfrentam novas doenças como diabetes e demência
  • O risco de ter essas doenças dobra a cada 8 anos a mais de vida
  • Entenda quais são as doenças crônicas mais comuns nos brasileiros com mais de 50 anos

A população dos países desenvolvidos e em desenvolvimento tende a estar cada vez mais velha. No entanto, isso não quer dizer que a qualidade de vida se mantém durante todos esses anos que vivemos. Pesquisadores descobriram que a idade é fator determinante para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e demência. 

O estudo concluiu que o risco de desenvolvimento das principais doenças crônicas aumenta exponencialmente e dobra a cada oito anos. Esta constatação veio depois da análise de um banco genético com informação de 300.477 pessoas entre 37 e 73 anos. 

"Assumindo que o envelhecimento impulsiona a aceleração nas taxas de morbidade, construímos um modelo de risco para prever a idade final deste 'período de saúde', dependendo da idade, sexo e antecedentes genéticos", diz o resumo da pesquisa, publicada na revista Communications Biology

Assim, os cientistas propõem o "período de saúde" como uma nova forma de abordagem para os tratamentos antienvelhecimento. 

"Esperamos que o nosso trabalho acabe por ajudar a produzir novas ferramentas de diagnóstico no campo da genética do envelhecimento e a moldar o alvo para futuras terapias contra o envelhecimento. No final das contas, o período de saúde, e não o tempo de vida, é o objetivo final das futuras intervenções que prolongam a vida", conclui Peter Fedichev, o fundador da Gero, empresa que estava no desenvolvimento da pesquisa.

Doenças crônicas mais comuns nos brasileiros

De acordo com o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros as doenças mais comuns são:

O conjunto dos estudos brasileiros sobre envelhecimento mostra ser alta a ocorrência de várias doenças associadas na população acima dos 50 anos. Dois a cada três entrevistados apresentavam duas doenças ou mais.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube