Topo

Tudo bem usar tempero pronto, mas tome cuidado com o sódio

iStock
Imagem: iStock

Chloé Pinheiro

Colaboração para o UOL VivaBem

20/02/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Temperos prontos são, na maioria, ricos em sódio e devem ser consumidos com moderação
  • O glutamato monossódico e outros aditivos, no entanto, não são itens que devem causar preocupação
  • Mesmo temperos mais naturais precisam ter a embalagem analisada

Na correria do dia a dia, a necessidade de economizar tempo é grande. Por isso, muita gente acaba usando temperos prontos para agilizar o preparo da comida. Por outro lado, muita gente demoniza esses itens e fica a dúvida: será que deveríamos ou não usá-los?

De modo geral, os temperos prontos são ricos em sódio usado tanto para o sabor quanto para conservar o produto. Alguns desses produtos podem ter metade da recomendação diária de sódio em meio tablete. Além disso, gordura e açúcar também podem estar na categoria, para dar mais sabor. 

Portanto, para não ter problemas de saúde por excesso desses itens, o ideal é consumir os temperos prontos com moderação e prestando atenção nos ingredientes de sua composição.

Cuidado com o sódio!

A principal preocupação dos especialistas é o sódio presente nesses alimentos. Grande parte deles tem uma quantidade elevada de sal, tanto para dar sabor quanto para conservar o produto. 

Em excesso, o sódio está ligado ao aumento da pressão arterial, maior risco de doenças cardiovasculares, problemas nos rins e dificuldade de controlar o peso, uma vez que leva a retenção de líquidos, que por sua vez provoca inchaço. A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que o consumo de sódio não ultrapasse 2 g ao dia.

Os caldos prontos podem apresentar essa quantidade em um tabletinho! Fora eles, vários outros temperos industrializados podem aumentar o sal ingerido diariamente: temperos granulados, em pó, os preparados de sal e cebola, amaciantes de carnes e por aí vai. 

E os aditivos?

Quando se fala em tempero pronto, logo se recorda do glutamato monossódico. A substância é um sal derivado do ácido glutâmico, composto que existe no corpo humano e na natureza, e é o principal responsável pelo sabor umami, o quinto sabor, batizado com a palavra japonesa para "delicioso". 

Ele está presente naturalmente em peixes, tomates, queijos curados, molho de soja e é usado como aditivo alimentar em alimentos processados, como sopas em pó, salgadinhos, biscoitos e temperos prontos. E também é popular em sua versão granulada, o "Ajinomoto".

O glutamato é alvo constante de polêmicas, sob a alegação de efeitos prejudiciais à saúde. Só que os estudos não comprovam nenhum malefício, exceto para quem possui sensibilidade a ele, o que representa uma parcela pequena da população. No geral, o glutamato monossódico pode inclusive ser um substituto do sal.

"O MSG, nome do glutamato usado como aditivo alimentar, possui apenas um terço do sódio do sal de cozinha, e é um forte aliado na redução do sódio sem comprometimento de sabor", aponta Felix Reyes, professor e pesquisador do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Temperos prontos também contêm corantes e aromatizantes, que podem causar reações alérgicas em algumas pessoas. Mas vale a ponderação de que as quantidades presentes ali são pequenas, por isso geralmente não há dano para a saúde em seu consumo, desde que moderado. 

"A palavra aditivo assusta, mas diversas dessas substâncias nem tem ingestão máxima estabelecida, pois não oferecem risco", comenta Eliana Giuntini, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP (Universidade de São Paulo). "Os que podem ter repercussões negativas no organismo, por sua vez, têm a quantidade controlada por lei", completa.

Gordura e açúcar também podem estar na categoria para dar mais sabor. E o sódio aparece aqui de novo, como realçador de sabor, no próprio glutamato ou inosinato de sódio. "Mas o problema maior está mesmo no sal, pois esses aditivos são usados em pouquíssima quantidade", finaliza Eliana. 

Cuidado com as novas opções no mercado

O interesse por alimentação saudável cresceu nos últimos anos, e a indústria está atenta a isso. Grandes marcas já oferecem temperos prontos naturais, praticamente sem aditivos, e a própria categoria dos caldos, uma das mais problemáticas, ganhou versões com teor reduzido de sal. 

Mas atenção, mesmo os que alegam ter a redução ainda podem conter altos níveis da substância. Por isso, na hora de escolher repare bem na informação nutricional, onde o teor de sódio é descrito e quantificado de acordo com a ingestão diária recomendada para a população em geral.

A lista de ingredientes também ajuda a decidir, pois os nomes são organizados pela quantidade: o primeiro da lista é o ingrediente mais presente no alimento. E tenha em mente que não adianta apenas olhar o teor do sódio nos temperos prontos e abusar do saleiro em casa. Nosso principal problema nesse aspecto é comportamental.

Fontes: Adriana Ávila, nutricionista da Câmara Técnica do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região (CRN-3); Eliana Giuntini, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos da USP (Universidade de São Paulo); Felix Reyes, professor e pesquisador do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube