Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Seis táticas comprovadas pela ciência para acelerar os resultados do treino

Para ter bons resultados você precisa pegar firme no treino e se alimentar adequadamente - iStock
Para ter bons resultados você precisa pegar firme no treino e se alimentar adequadamente Imagem: iStock

Marjorie Zoppei

Colaboração para o UOL VivaBem

19/02/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Se alimentar bem é importante para repor os estoques de energia e abastecer os músculos
  • Treinos em alta intensidade podem ser boa alternativa para quem tem pouco tempo para malhar
  • A proteína é um nutriente chave para construir músculos e emagrecer, por isso deve estar em todas as refeições

1. Troque o isotônico pelo suco de laranja 

De acordo com uma pesquisa feita pela Clinical Sports Nutrition, a fruta tem propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres produzidos durante a atividade física e ajudam na recuperação do organismo, além de boa dose de carboidratos de rápida absorção --ótimos para repor o estoque de energia dos músculos após o treino. Para prevenir câimbras e melhorar a hidratação, os cientistas recomendam diluir o sumo de 1 laranja em 500 ml de água e acrescentar uma pitada de sal. 

2. Ingira 25% das calorias do dia no café da manhã

Um estudo divulgado pela University Sports Centre Leuven (Bélgica) concluiu que esta proporção é a ideal para manter o funcionamento metabólico estável. Pessoas que pulam a refeição e ficam longos períodos sem comer tendem a ter maior pico de glicose e insulina no sangue, além de mais gordura circulante e menor secreção de hormônios que promovem a saciedade --o que vai dificultar o emagrecimento. Estudos ainda mostram que manter uma rotina de café da manhã com uma porção de carboidratos (pão, torrada, tapioca), uma proteína (frios, ovo, iogurte) e uma de fibras (fruta) diminui o risco de obesidade, diabete e doenças cardiovasculares. 

Omelete café da manhã ovo - iStock - iStock
É importante seu café da manhã sempre ter fontes de carboidratos, proteínas e fibras
Imagem: iStock

3. Invista no treino HIIT

O HIIT (High Intensity Interval Training), em português, significa treino intervalado de alta intensidade. Ou seja, uma atividade em curto tempo, entre 15 e 30 minutos, e ritmo muito forte, que proporciona alto gasto energético. Não é um método de treino novo, pois sempre foi muito utilizado por atletas para melhorar a performance. Ele pode ser uma poderosa ferramenta de redução de gordura corporal para quem tem pouco tempo para treinar. Fisiologicamente, a explicação é que para se recuperar do grande esforço durante o exercício o organismo mantém o metabolismo acelerado por várias horas após a atividade, aumentando o gasto calórico em repouso.

4. Siga a regra das cinco refeições diárias

Principalmente para quem mantém uma rotina diária de treinamentos físicos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma alimentação fracionada em pequenas porções ao longo do dia. Para algumas pessoas, isso ajuda a fazer a reposição energética e evita ataques de fome. Na hora de se abastecer, opte por cereais integrais (aveia, trigo, arroz), castanhas, frutas, legumes e hortaliças. Também é importante incluir em todas a refeições uma fonte de proteína (carne, ovo, peixe, frango, queijo), nutriente que tem papel muito importante na perda de peso e ganho muscular, e de gordura boa (azeite, castanhas), que ajuda a prolongar a saciedade.

exercício, alimentação pré-treino,  - iStock - iStock
Quem pratica atividades intensas deve comer até duas horas antes do treino para dar tempo do estômago esvaziar
Imagem: iStock

5. Abasteça a energia antes dos treinos 

Carboidrato. É disso que o corpo precisa antes das atividades físicas. A quantidade varia para cada organismo e um bom caminho é privilegiar frutas (que fornecem fibras e frutose) ou fontes naturais com baixo e médio índice glicêmico, como batata-doce e mandioca. O centro de nutrição holandês Voedingscentrum indica que, para atividades intensas como crossfit, o lanche deve ser até duas horas antes do exercício --assim, dá tempo de o estômago esvaziar antes do primeiro burpee. 

6. Aposte nos sucos com vegetais para completar o aporte de fibras na alimentação 

De acordo com estudo publicado no Official Journal of the European Union, nosso organismo precisa de pelo menos cinco porções de frutas, legumes e hortaliças (cerca de 400 g) por dia. Porém, por causa da rotina atribulada, muitas pessoas acabam escorregando na dieta, não conseguem cumprir essa cota e acabam consumindo alimentos industrializados ou ricos em carboidratos. Desta forma, o aporte de vitaminas, minerais e fibras fica em déficit, o que prejudica a saúde e até o rendimento dos treinos. É aí que o suco verde pode entrar como curinga e se tornar ótima opção para o lanche da manhã ou da tarde, quando normalmente a saída mais rápida para aplacar a fome é um pão de queijo ou algum salgadinho. 

VivaBem no Verão: 3 exercícios para fortalecer a abdômen em qualquer lugar

VivaBem

Fontes: Maristela Strufaldi, nutricionista mestre em endocrinologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Alexandre Leite, personal trainer e especialista em fisiologista do exercício. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube